Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/03/2007 - 08:18

Mulheres se destacam na Rede Volkswagen

Vendedoras, que representam 9% dos profissionais da Rede, são fundamentais para os resultados positivos da marca

Os avanços das mulheres em todas as áreas profissionais são indiscutíveis se comparados ao mercado de trabalho há 10 ou 15 anos. Há atividades em que elas praticamente dominam. Em outras, nas quais a presença delas era inimaginável por serem predominantemente masculinas, como motoristas e mecânicas de manutenção, já existem muitas mulheres. Na Rede Volkswagen, líder nas vendas de caminhões, as mulheres representam 9% dos profissionais de vendas. “Carisma e tato são os pontos fortes das mulheres neste setor tão competitivo. O cliente se sente satisfeito com a atenção dedicada por nós”, comenta Magali Clemente da Cunha, gerente de Vendas da Gaplan, localizada em Varginha (MG).

O aperfeiçoamento profissional e a competência também são valorizados nas mulheres. Yedda Gomes de Assumpção, gerente de Vendas, que começou em 1988 na área administrativa da Buriti Caminhões, na cidade de Porto Velho (RO), ganhou espaço no mercado por sua competência. “Surgiu a oportunidade de começar a atuar na área de vendas da companhia em 1994. Resolvi abraçar a carreira. É um setor fascinante porque é muito dinâmico. Todos os dias são diferentes. Acredito que as mulheres se sobressaem neste segmento por serem mais atenciosas e tratarem os trâmites comerciais com um pouco mais de contato pessoal com o cliente. É isso que o consumidor busca atualmente”, aponta Yedda.

No entanto, há também alguns casos de preconceito. As experiências são geralmente as mesmas: desconfiança e descrédito no primeiro momento e, só depois de mostrar a sua capacidade, a mulher é reconhecida como uma profissional competente. Cleide Locks, gerente de Vendas da Comat, localizada em Tubarão (SC), aponta que, em um mercado 99% masculino, já passou por algumas destas situações. “Durante a minha carreira encontrei dificuldades por ser uma mulher atuando na área de veículos comerciais. Porém, o mais importante é a confiança que o profissional de vendas pode conquistar junto ao cliente, além de sua credibilidade, fundamentada na honestidade, e cumprir sempre o que foi prometido”, destaca Cleide.

As mulheres vêm entrando neste nicho de mercado de veículos comerciais há pouco tempo, mas já estão dando resultados positivos para a Rede Volkswagen Caminhões e Ônibus. “A mulher está cada dia mais presente no nosso mercado de trabalho, se destacando no segmento de vendas de veículos comerciais. Naturalmente, a mulher no comando se preocupa e respeita muito mais os problemas vividos pelos funcionários e até mesmo pelos clientes, já que para ela o bem-estar das pessoas é sempre uma grande prioridade. Os resultados apontam que a participação feminina é bastante produtiva para todos nós. Com a dedicação de todos os vendedores, poderemos manter nossa liderança de vendas pela quinta vez consecutiva este ano”, finaliza Júlio Brondani, presidente da ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus).

A ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) representa os 130 concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus do Brasil. Foi fundada em 1981 e seu atual presidente é Júlio Brondani. A sede própria da entidade está localizada na Av. Indianópolis, 2.422, São Paulo, SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira