Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2008 - 11:37

Embraer recebe certificado de tipo do FAA para o jato executivo Phenom 100


Primeiras entregas começam na próxima semana.

São José dos Campos – O Phenom 100 da Embraer, jato executivo pertencente à categoria entry level, recebeu no dia 12 de dezembro (sexta-feira), a certificação da autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA). Todas as metas de desempenho foram alcançadas, ou mesmo superadas. As primeiras entregas começam na próxima semana. “É com grande satisfação que anunciamos a certificação do Phenom 100 pelo FAA, como planejado, confirmando todas as características excepcionais de desempenho previamente aprovadas pela ANAC”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “A certificação nos Estados Unidos valida o projeto do jato e a sua aplicabilidade em um dos mais importantes mercados de aviação executiva.”

O Certificado de Tipo concedido pelo FAA se baseou no Certificado de Tipo emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no dia 9 de dezembro. A certificação EASA, autoridade aeronáutica européia, está prevista para o segundo trimestre de 2009.

Resultados da certificação - O alcance máximo do Phenom 100, originalmente projetado em 2.148 quilômetros (1.160 milhas náuticas ou 1.335 milhas), foi estendido para 2.182 quilômetros (1.178 milhas náuticas ou 1.356 milhas) com quatro ocupantes e reservas NBAA IFR. Um pacote opcional de desempenho de decolagem aprimorado foi incluído na certificação da aeronave, o que resultou no comprimento requerido de pista de 3.125 pés, com o jato no peso máximo de decolagem. Na configuração básica, o comprimento mínimo de pista é de 3.400 pés, conforme a especificação original. Em operação a partir de aeroportos com restrições devido a altas temperaturas ou grandes altitudes – ou ainda devido à associação de ambos – o desempenho de subida também ultrapassou as expectativas, adicionando 300 milhas náuticas de alcance extra. Outra melhoria de desempenho foi a redução do tamanho de pista necessário para pousos, verificado ser de apenas 2.699 pés, no peso máximo para pouso, ou 301 pés menor que as projeções iniciais.

Com dois eficientes motores Pratt & Whitney Canada PW617F-E, o Phenom 100 provou consumir até 3,6% menos combustível em viagens mais longas.

A campanha de ensaios em vôo também validou a velocidade máxima de 390 ktas para o Phenom 100, ou 10 nós mais veloz que o indicado na projeção inicial. O avião é capaz de ascender diretamente a sua altitude máxima de cruzeiro de 41 mil pés, mesmo no peso máximo de decolagem. Certificado sem restrições, o Phenom 100 está apto a voar sob as regras de vôo visual e por instrumentos, durante o dia ou à noite, em condições de gelo conhecidas ou previstas. A aeronave também cumpre os requisitos de ruído externo estabelecidos pela International Civil Aviation Organization (ICAO), Estágio IV, tendo sido certificada com amargem cumulativa de 33 EPNdB.

A interface homem-máquina altamente intuitiva do Phenom 100, conceituada na filosofia quiet and dark, oferece alerta situacional com automação para uma baixa carga de trabalho, o que possibilitou ao jato ser certificado para ser operado por apenas um único piloto. A aviônica Prodigy Flight Deck do Phenom 100, baseada na aclamada plataforma Garmin G1000, também foi certificada.

O interior do Phenom 100 foi homologado com suas características inovadoras e opções de cores e materiais. A seção transversal (cross-section, em inglês) Oval Lite beneficia os passageiros com amplo espaço e conforto, valorizados pela abundância de luz natural proveniente das maiores janelas oferecidas na categoria entry level. Além disso, o armário dianteiro e o toalete privativo traseiro adicionam espaço e conveniência ao conforto de uma experiência premium de viagem.

A rede de Suporte ao Cliente e Serviços da Embraer Jatos Executivos está pronta para a entrada em serviço do jato Phenom 100. Quatro novos centros de manutenção foram recentemente inaugurados nos Estados Unidos e Europa como parte da rede, que contará com sete centros de serviço próprios e outros 38 autorizados em todo o mundo.

Os primeiros clientes de Phenom 100 já foram treinados pela joint venture Embraer CAE Training Services e profissionais de manutenção receberam treinamento para realizar serviços técnicos e mecânicos no Phenom 100.

O recém-implantado centro de atendimento ao cliente já está operando, pronto e à disposição para oferecer aos clientes assistência completa e em tempo, atendendo às necessidades operacionais, técnicas e de manutenção.

O novo centro de distribuição de peças da Embraer, operado pela UPS Supply Chain Solutions em Louisville, no estado do Kentucky, Estados Unidos, também está certificado, operando e com um estoque completo de peças estruturais, reparáveis e de reposição para os jatos Phenom.

Jato Phenom 100 - Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto do jato Phenom 100, o melhor da sua classe. A aeronave oferecerá aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em sua categoria. Desenvolvida em parceria com a BMW Group DesignworksUSA, a sensação de ambiente agradável e relaxante é ainda enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em sua classe.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo da nova aeronave permitirão a operação por apenas um piloto. Empregando a experiência em projeto e engenharia da Embraer, o jato Phenom 100 será construído para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, o jato oferecerá um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

O Phenom 100 foi lançado pela Embraer em 2005 e é o jato executivo mais confortável da categoria entry level, acomodando quatro passageiros na configuração executiva típica (club seat configuration). O compartimento de bagagem traseiro tem capacidade total de 1.560 litros (1.56 metro cúbico), volume suficiente para transportar malas e equipamentos de golfe e esqui. Os armários e o nariz da aeronave oferecem espaço adicional para bagagem de até 450 litros (0,45 metro cúbico), elevando a capacidade total para 2.010,5 litros (2.01 metros cúbicos). Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos atualmente no mercado. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois Primary Flight Displays (Monitores Primários de Vôo, PFDs em inglês) e um Multi-Function Display (Monitor de Função Múltipla, MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta da tripulação, e apresenta a informação consolidada nas três telas coloridas de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

Dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F-E turbinam o jato com 1.695 libras de empuxo cada. O alcance com quatro ocupantes é 1.178 milhas náuticas (2.182 quilômetros ou 1.356 milhas) com reservas NBAA IFR (35 minutos de espera e 100 mn de alternado). A aeronave tem capacidade de voar a 41 mil pés (12.497 metros), atingidos em subidas diretas, mesmo com peso máximo. Além disso, o Phenom 100 foi projetado para decolagens e pousos em pistas curtas, e para voar a velocidade máxima de Mach 0.70 ou 390 ktas (true air speed). Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo a Buenos Aires; de Recife a Brasília; de Buenos Aires ao Rio de Janeiro; ou de Caracas, Venezuela, a Manaus, a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O jato Phenom 100 recebeu, juntamente com o Phenom 300, o IF Awards, na Alemanha, como melhor produto, em 2006, e melhor interior, em 2007, bem como o Good Design Awards, na China, pelo melhor projeto, em 2006. Em maio de 2008, os editores da revista norte-americana Robb Report elegeram o Phenom 100 o melhor dos melhores jatos executivos (Best of the Best Business Jet). | www.EmbraerExecutiveJets.com.

Perfil - A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2008, a Embraer contava com 23.745 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 21,6 bilhões.| www.embraer.com.br | Foto: (esq./dir.) Humberto Luiz de Rodrigues Pereira, diretor de Engenharia – Aviação Executiva; Henrique Langenegger, diretor de Programas – Aviação Executiva; Antônio Carlos Vieira Victorazzo, diretor de Integridade do Produto, e Alexandre Figueiredo, gerente do Programa Phenom, com o Certificado de Tipo recebido do FAA (Federal Aviation Administration), dos Estados Unidos, para o jato executivo Phenom 100

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira