Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2008 - 09:57

CACAU Design Industrial conquista prêmio iF com produto desenvolvido em SolidWorks


Estudos técnicos e pesquisa com consumidores suportam tesoura inovadora, projetada em CAD 3D sob encomenda da Mundial SA; premiação de maior relevância do setor no mundo é inédita para desenvolvedores e fabricante.

São Paulo – A CACAU Design Industrial, escritório brasileiro especializado em desenvolvimento e modelagem de produtos, é um dos selecionados da edição 2009 do iF Product Design Awards, considerado o prêmio de maior relevância do setor no mundo. A premiação na categoria “Casa e Cozinha” veio através da tesoura Free Style, desenvolvida para a Mundial SA e toda projetada em software CAD da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. (DS SolidWorks), líder mundial em tecnologia de CAD 3D. Criado em Hannover, na Alemanha, por iniciativa da Associação Federal da Indústria Alemã, o iF Design Awards valida, há 55 anos, o design de produtos do mundo todo, assim como sua tecnologia e valor diante do público consumidor. Neste ano, participaram da seleção 2.808 produtos, cadastrados por 1.025 participantes de 39 países diferentes.

No mercado desde 2004, a CACAU Design Industrial já projetou equipamentos médicos, acessórios para escritórios, linha de utensílios e produtos da linha branca. Desde o início, optou pelo software CAD SolidWorks como ferramenta padrão no desenvolvimento. “O SolidWorks abrange todas as etapas do desenvolvimento, desde a concepção até a finalização, passando pela modelagem primária, apresentação e revisão”, conta Rafaelo R. da Silva, um dos sócios da CACAU Design Industrial. “Além de agilizar os projetos, o software CAD SolidWorks facilita o trabalho com sólidos de superfície, automatiza análises técnicas e oferece todo o suporte em especificações como material, resistência e cálculo volumétrico”, detalha Ronnie Sodeyama Pinto, sócio da CACAU Design Industrial.

Estudos para premiação inédita - O prêmio, inédito também para a Mundial SA, foi conquistado após longo estudo antropométrico e pesquisa de observação para que se chegasse a um produto inovador. A tesoura, encomendada inicialmente para o mercado americano, mas já comercializada em outros países, apresenta interface que se adapta a destros e canhotos e mistura materiais que proporcionam melhor toque, gerando conforto e segurança durante o manuseio. “O júri, composto por profissionais de renome mundial, avaliou, entre outros critérios, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, segurança, valorização da marca e design global”, destaca Rafaelo. Entre os produtos que concorriam na mesma categoria destacam-se eletrodomésticos, pratos e utensílios de cozinha, máquinas de café e equipamentos para cozinha profissional.

“Acredito que foi uma quebra de paradigma. Com as opções anteriores, o consumidor se adaptava ao produto. Agora, após muitos estudos, o produto se adaptou ao usuário”, analisa Rafaelo, ressaltando que todo o desenvolvimento é baseado em informação e conceitos técnicos; não há invenção. “A abertura da tesoura, por exemplo, que era uma limitação no produto concorrente, pôde ser simulada e medida no SolidWorks, aperfeiçoando a extração do molde”, aponta. Outro ponto facilitado pelas ferramentas da DS SolidWorks foi a apresentação dos projetos. “Com o uso do SolidWorks eDrawings, é possível ver, girar e entender, na tela, como o produto irá se comportar quando finalizado. Os clientes ficam encantados com essa possibilidade”, garante Ronnie.

Reconhecimento e exposição internacional - A participação de produtos brasileiros no iF Product Design Awards conta com apoio e pré-seleção do Design Excellence Brazil, programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) que visa promover a marca Brasil no exterior e atrair a atenção do mundo para a excelência do design nacional. Desde 2003, o programa oferece apoio logístico e financeiro para a inscrição de projetos brasileiros. Nesse ano, 110 produtos foram inscritos e 19 foram premiados na pré-seleção nacional.

Na seletiva local, apenas a imagem da ficha cadastral e informações técnicas dos produtos são analisados, assim como na primeira eliminatória na Alemanha. “A partir da segunda etapa internacional, toda a avaliação é feita pelo júri com o produto em mãos”, conta Rafaelo da Silva, sócio da CACAU Design Industrial. Pela escolha, a empresa tem o direito de veicular o selo do iF 2009 ao produto desenvolvido e participar do anuário da premiação. “O iF Design é muito bem visto e reconhecido na comunidade do design industrial, estamos orgulhosos”, revela Rafaelo. A conquista ainda dá direito de participar de duas exposições: uma virtual, no site do iF, e outra sediada na cidade de Hannover, cuja abertura acontece em paralelo à CeBIT, maior feira de tecnologia do mundo. A exposição será realizada entre os meses de março e agosto de 2009 e deve contar com a visitação de mais de 300 mil pessoas de todo o mundo.

Perfil da Dassault Systèmes SolidWorks Corp. - A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., uma empresa da Dassault Systèmes S.A. (Nasdaq: DASTY, Euronext Paris: #13065, DSY. PA), desenvolve e comercializa softwares de projeto mecânico, análise e gerenciamento de dados de produtos. A empresa é líder no fornecimento de tecnologia CAD 3D, oferecendo software intuitivo e de alto desempenho que auxilia as equipes de design e engenharia a projetarem produtos superiores. No Brasil, a DS SolidWorks atua desde 1998 e conta com 14 revendas. Entre seus mais de 4.000 clientes regionais, destacam-se: Dedini, Fabrimar, Gerdau, Amanco, Romi, Bosch, Jumil Máquinas Agrícolas, Marcopolo, Petrobras, INPE, NUCLEP e WEG. A sede da companhia para a América Latina está localizada em São Paulo. | www.solidworksbrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira