Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2008 - 10:29

Países do Mercosul lançam selos com imagens de aves nativas


Os correios do Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil lançarão no dia 16 de dezembro, na Bahia, uma emissão conjunta de selos que retratam aves autóctones (nativas) de suas regiões. O lançamento marcará a abertura da 36ª Reunião da Cúpula do Mercosul e da Reunião da Cúpula da América Latina e Caribe, que devem contar com a presença de 33 chefes de Estado, nos dias 16 e 17, na Costa do Sauípe (BA). Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará a obliteração das duas peças filatélicas brasileiras, conduzido pelo presidente da ECT, Carlos Henrique Custódio. Os selos dos outros três países também serão obliterados pelos seus respectivos chefes de Estado.

As espécies de aves retratadas nos selos são: coruja-do-mato e pica-pau-do-parnaíba (Brasil); loica común e tordo amarillo (Argentina); urraca común e feguero (Uruguai) e aranguyrae e pitogue (Paraguai). Na estampa dos selos brasileiros, a coruja-do-mato é mostrada nas cores frias de um ambiente sombrio, em prontidão, à espreita de sua presa. Já o pica-pau-do-parnaíba é visualizado firme em um tronco, pronto a bicar repetidamente a madeira à procura de alimento. No canto inferior direito, aparece a logomarca do Mercosul. A criação dos selos ficou a cargo dos artistas Edson Endrigo (pica-pau) e Eduardo Brettas (coruja), que utilizaram técnicas de fotografia e computação gráfica na elaboração das imagens.

Os selos brasileiros entraram em circulação no último dia 10 de outubro, com tiragem de 1.020.000 unidades. O preço de cada selo é de R$ 1,40. As peças filatélicas podem ser adquiridas em qualquer agência dos Correios ou na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline).

As aves autóctones - A coruja-do-mato é uma espécie bastante comum, que habita desde o México até a Argentina. Mede de 28 a 38 cm e tem, predominantemente, plumagem marrom cheia de pintas em tonalidade mais escura. A grande variedade de habitats que consegue ocupar explica a ampla distribuição da espécie, que vive desde as florestas altas e fechadas até as áreas abertas com árvores esparsas, bem como em plantações de cacau e café, e mesmo dentro de cidades. Sua visão aguçada e a capacidade de girar a cabeça em um ângulo de até 270° a tornam uma caçadora implacável.

O pica-pau-do-parnaíba é uma ave que encanta os pesquisadores por suas características peculiares. Ele tem topete vermelho vivo, tons marrons na plumagem do corpo e mede cerca de 30 cm. Os cientistas passaram 80 anos sem avistar um único exemplar da espécie. Só em 2006 o pica-pau-do-parnaíba foi reencontrado, no Tocantins. Até 2007, 23 deles foram vistos do Maranhão ao Tocantins. Devido ao número baixo de indivíduos e ao isolamento das populações, a espécie está ameaçada de extinção.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira