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16/12/2008 - 10:37

Ética na comunicação

A 6ª edição da obra, publicada originalmente em 1995, debate a importância da ética na produção informativa.

Em Ética na Comunicação (232 p., R$ 43,80), da Summus Editorial, o professor Clóvis de Barros Filho empreende uma análise das regras do “dever-ser” jornalístico, ou seja, da deontologia das mídias. Fundamental para estudantes de jornalismo e profissionais da área, o livro aborda a aparente objetividade que permeia a informação disponibilizada pela mídia. A 6ª edição – atualizada pelo jornalista Sérgio Praça – da obra publicada originalmente em 1995, debate a importância da ética na produção informativa.

O livro parte do pressuposto de que a discussão sobre a ética na comunicação deve se basear na análise dos efeitos da mídia na sociedade. Assim, por meio de vários exemplos de notícias veiculadas na imprensa nacional e internacional, o autor analisa questões como a objetividade informativa da mídia e os processos de produção e de recepção das mensagens informativas, além dos efeitos que estas mensagens produzem na sociedade, impondo enfoques para distinguir a comunicação do que ele chama de “pseudocomunicação”.

A “pseudocomunicação” é uma “comunicação” que não satisfaz certas exigências nos planos semântico, sintático e pragmático. Segundo o autor, é uma “comunicação” que, ao se revestir de uma objetividade aparente, promove uma ruptura radical entre o que comunica e a realidade.

Para a discussão da ética nos meios de comunicação, o livro foi estruturado em seis capítulos, que mantêm entre si uma relação de percurso, de movimento contínuo, dando conta das temáticas mais importantes das relações entre ética e comunicação. A obra fornece critérios claros para distinguir a comunicação da “pseudocomunicação” por meio da discussão de conceitos como objetividade, subjetividade, agenda setting (a mídia decide o que e de quem falar) e “espiral do silêncio” (por medo do isolamento destinado a quem discorda da opinião dominante, as pessoas acabam silenciando – ou adaptando – progressivamente suas posições).

O autor - Clóvis de Barros Filho é professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É também co-autor de O habitus na comunicação (Paulus, 2003) e organizador de Comunicação na polis: ensaio sobre mídia e política (Vozes, 2002).

Sérgio Praça , responsável pela atualização do livro de Clóvis de Barros Filho, é jornalista e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi coordenador de comunicação do Movimento Voto Consciente e é co-autor de Partidos políticos: funcionam? (Paulus, 2005).

Editora: Summus Editorial | Páginas: 232 | ISBN: 978-85-323-0506-0 | Preço: R$ 43,80 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

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