Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2008 - 11:15

Energia renovável para trazer telefonia celular para bilhões de pessoas

Estocolmo, Suécia - Até 2013, a Ericsson (Nasdaq: ERIC), fornecedora líder mundial de equipamentos de telecomunicações e serviços, espera que haja mais de 6,5 bilhões de assinaturas de telefones celulares no mundo, comparado ao número de hoje de 3,7 bilhões. Espera-se que cerca de 90 por cento do crescimento venha dos mercados em desenvolvimento onde mais da metade da população vive fora dos limites da cidade. Instalar redes de celular em áreas rurais sem rede elétrica ou rede elétrica não confiável significa que o problema da eletricidade deve ser resolvido.

À medida que a telefonia alcança bilhões de novos assinantes, os lugares no mundo que nunca tiveram acesso a serviços de comunicação farão brevemente parte da sociedade conectada. Ter acesso confiável a fornecimento de energia rentável foi sempre um obstáculo para empresas de telecomunicações visando oferecer serviços fora da maioria dos centros populares. Instalar redes elétricas tem sido não só proibitivo de uma perspectiva de custos, mas, na maioria das vezes, impossível devido a restrições geográficas e ambientais.

A Ericsson, cuja tecnologia já forneceu telefonia celular a bilhões de pessoas, está enfrentando esse problema com uma combinação de produtos eficientes eletricamente e com ênfase em otimização de energia de rede. Isso dá apoio às empresas de telecomunicações para desenvolverem e fornecerem serviços de comunicação, que possam ser pagos e sustentados para os mercados emergentes de forma que os negócios sejam lucrativos para as empresas.

A energia eólica é um exemplo de fonte de energia alternativa para fornecer energia para redes de celular localizadas além da rede de eletricidade. Em 2007, a Ericsson implementou o bicombustível como uma fonte de energia alternativa, e em 2000 a Ericsson foi a primeira empresa de telecomunicações a implantar uma solução solar para fornecer energia para uma rede de celular de uma empresa marroquina.

"Estar à frente da inovação é crucial para a Ericsson permanecer em sua posição de líder de mercado", diz Ulf Ewaldsson, vice-presidente e chefe-executivo de Produtos de Rádio de Área da Ericsson. "Estou, é claro, orgulhoso de fazer parte de uma empresa que está por trás de tecnologias como o Bluetooth, estabelecendo o padrão para a tecnologia GSM de celulares que metade da população mundial está usando para fazer ligações, bem como liderar o desenvolvimento da quarta geração de comunicação de celulares. Mas deve-se manter em mente como dirigir redes de celular para que todos nós tenhamos acesso a serviços comunicacionais, não importando se você vive em uma cidade grande e desenvolvida ou em uma aldeia afastada em um país com infra-estrutura pobre".

Como despesas relacionadas à energia, incluindo custos para diesel, podem chegar a 50 por cento dos custos operacionais totais de rede em alguns mercados, o passo seguinte depois de conseguir infra-estrutura no lugar é garantir operações do dia-a-dia que sejam eficazes no custo.

"Um exemplo do que fizemos para sermos capazes de oferecer telefonia celular para as bilhões de pessoas que vivem fora dos limites da cidade é a introdução de uma solução híbrida exclusiva onde usamos baterias de submarino que podem ser recarregadas constantemente para fornecer energia para uma rede de celular", Ewaldsson diz. "Essa solução economiza aproximadamente 10.000 litros de diesel por local de rádio por ano, que é de 40 a 50 por cento do diesel necessário. Isso se soma às grandes quantidades de combustível que pode ser economizado em uma rede de celular com centenas ou milhares de locais de radio com energia de diesel".

Desenvolver soluções renováveis para instalar redes de celular e fornecer energia para elas é o segredo para atingir bilhões de pessoas que nunca tiveram acesso a serviços de comunicação. E os benefícios das soluções renováveis são duplos -- isso não só significa que as empresas de telecomunicações podem instalar e administrar redes de celular de maneira eficiente em relação a custos, mas também que o ambiente ganha à medida que menos combustível fóssil é necessário para fornecer energia para redes de celular. | www.ericsson.com/ericsson/press/photos/alternative_energy.shtml

A Ericsson é fornecedora líder mundial em tecnologia e serviços para empresas de telecomunicações. Líder de mercado nas tecnologias 2G e 3G, a Ericsson fornece serviços de comunicações e administra redes que atendem a mais de 195 milhões de assinantes. O portfólio da empresa abrange infra-estrutura de rede fixa e celular, e soluções de banda-larga e multimídia para empresas, companhias e desenvolvedores.

O empreendimento conjunto Sony Ericsson fornece aos consumidores acessórios pessoais de celular cheio de atributos.

A Ericsson está avançando sua visão de 'comunicação para todos' através de inovação, tecnologia e soluções de negócios sustentáveis. Trabalhando em mais de 175 países, mais de 70.000 funcionários geraram um rendimento de US$ 27,9 bilhões (SEK 188 bilhões) em 2007. Fundada em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson está listada na OMX Nordic Exchange Stockholm (Bolsa de Valores de Estocolmo) e NASDAQ. | Site shttp://www.ericsson.com ou http://www.ericsson.mobi | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira