Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2008 - 11:47

O que reaprendemos com o EBEI

Este EBEI – Encontro Brasileiro de Empresas de Incentivo, que aconteceu no início do mês em São Paulo, merece entrar para a história do incentivo no Brasil. Embora o conteúdo estivesse na razão inversa da quantidade de pessoas ali presentes, nem por isso perdeu o seu brilho, a sua grandeza, ou deixou de passar o seu recado.

De qualquer forma, aproximadamente 100 pessoas tiveram o privilégio de ficar frente a frente com os conceitos mais reais e verdadeiros do incentivo e da motivação. Com a sua essência. Seu DNA mais puro.

Por uma outra perspectiva, puderam ver que o melhor prêmio que o incentivo pode oferecer não vem apenas na forma de cartões, vouchers, viagens, produtos ou dinheiro. Vem do prazer pelo trabalho bem-feito, pela superação, pelo sentimento de pertencer, pelo orgulho de ter sido escolhido para um desafio. O prazer, enfim, de contagiar e mobilizar pessoas.

Motivação, afinal, como já cansaram de dizer, vem de dentro. Só a gente sabe as razões que nos levam a correr atrás de um objetivo, de uma meta ou de um sonho, por exemplo, que muitas vezes nem é nosso.

Motivação verdadeira vem de como nos colocamos diante dos desafios. Hoje em dia, mais do que gostar do que se faz é preciso acreditar e encontrar aí a sua própria razão de ser, de fazer, enfim, a sua própria motivação.

Quando você encontra esse sentido, muda em você a idéia de trabalho e surge a idéia de missão. Daí para a frente não há mais obstáculo que te segure.

É esse entusiasmo e essa confiança que a maioria das empresas precisa descobrir dentro de cada público com o qual se relaciona, seja numa campanha, num evento onde quer se ele esteja.

Entender as pessoas e atender suas necessidades, volta em dobro, em satisfação, produtividade e resultado.

Como foi dito em uma das palestras, é preciso amar para ser amado, dar para receber, olhar para os fenômenos de um jeito diferente, porque de verdade eles são sempre os mesmos, o que muda é como lidamos com eles. Se a motivação for correta, se houver uma intenção verdadeira, o retorno virá naturalmente.

De alguma forma as coisas estão interligadas. Assim, se acontece com gente, por analogia, acontece também com a natureza: como o rio que passa, o fruto que brota no pé, o sorriso de uma criança.

E isso não é só marketing. É vida. Vale pra vida. Descobrir isso é descobrir que não há dinheiro que pague ter acreditado, reconhecido e valorizado as pessoas.

. Por: Jorge Medauar , Vice-presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e planejamento criativo da Alquimia, empresa do Grupo Totalcom.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira