Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/12/2008 - 11:51

Migrando para a plataforma de 64 BITS

Como toda empresa brasileira, com capacidade de criar soluções inovadoras e criativas para seus problemas e necessidades, sobretudo com recursos financeiros extremamente limitados, para poder competir em igualdade com gigantes do mercado globalizado, as decisões da Latinstock Brasil foram sempre baseadas na melhor opção que oferecesse simultaneamente o menor custo de aquisição de uma tecnologia e o melhor beneficio que possibilitasse ser explorado no maior tempo possível.

A difícil tarefa de um diretor de tecnologia é tomar tal decisão, pois o ciclo de vida de uma tecnologia, desde o seu nascimento à sua maturidade, vai alterando suas características em função do tipo de consumidor dessa tecnologia até sua obsolescência. A Latinstock Brasil, dentro deste ciclo de vida de uma tecnologia, sempre se posicionou entre o que chamamos de “early adopters” e “late adopters”. Optamos por deixar a cargo dos entusiastas, os “early adopters”, a tarefa de ajudar o produto a ganhar forçar no mercado, e nos apropriamos da tecnologia quando ela está madura e com preço acessível, sem perder, obviamente, o tempo da superioridade tecnológica. Desta forma, podemos nos manter atualizados sempre, livres de uma tecnologia disruptiva e menor TCO (Total cost of ownership).

Com estes princípios, em 2006, quando iniciamos nossos investimentos em tecnologia para a unificação dos 14 websites do grupo Latinstock, a área de tecnologia da informação da Latinstock Brasil tinha como principais requisitos: Oferecer aos nossos clientes um sistema de alta performance, alta disponibilidade, alta confiabilidade e alta funcionalidade; Suportar um número crescente de usuários; Suportar, processar e analisar de maneira eficaz e rápida um grande volume de dados e imagens; Armazenar um número crescente de imagens em alta resolução e disponibilizar para download a seus clientes; Absorver o legado do grupo Latinstock pela nova aplicação.

O primeiro passo, portanto, foi a definição e escolha da plataforma de hardware adequada para nossos aplicativos de negócios e infra-estrutura geral de TI midrange. Focamos em: 1. Escalabilidade vertical e desempenho dos aplicativos de maior demanda | 2. Suporte ao uso de muita memória, e | 3. Facilidade de uso e excelente custo x beneficio.

Nossos servidores são Intel (Extended Memory 64 Technology ou EM64T), que oferecem a arquitetura de plataforma 64 bits com processadores quad-core, com base no conjunto de instruções x86 e com extensões de 64 bits. Esta decisão foi importante, pois nos garantiu a flexibilidade de trabalhar com servidores de plataforma 64 bits, enquanto ainda executávamos nossos aplicativos legados de 32 bits.

Em nossa solução de armazenamento, buscamos nos storages da EMC CX3 UltraScale, flexibilidade que precisamos com suporte para Fibre Channel e conectividade iSCSI, com negociação automática entre nossas SANs existentes. Com discos de alta performance de 15Krpm e velocidade de 4Gbps, nos garantiu a integração dos ambientes.

O segundo passo foi a definição e escolha do sistema operacional e banco de dados, onde optamos pela plataforma Microsoft. Executando o Windows Server 2003 x64 Editions e SQL Server 2005, foi possível aproveitar as vantagens da tecnologia de 64 bits.

Com a tecnologia nativa de 64 bits alinhada entre hardware e software usando o limite máximo de memória RAM em nossos servidores SQL Server trabalhando em cluster, conseguimos agora carregar um conjunto maior de dados na memória direta endereçável. Isso não apenas otimizou a velocidade do processamento de dados OLAP (online analytical processing), como também liberou espaço no mecanismo do banco de dados para outras consultas e cargas de trabalho importantes. Sem contar que aumentamos consideravelmente a vida útil de nossos discos.

Outro ponto positivo foi a possibilidade de armazenar em cache vários dados que são freqüentemente consultados sem que seja necessário armazenar os dados em um banco de dados temporário. Isso aumentou a velocidade de produtividade geral e ofereceu melhores respostas às perguntas analíticas corporativas, pois SQL Server Analysis Services (SSIS) de 64 bits pode armazenar e processar mais dados diretamente na memória.

Benefícios reconhecidos pela Latinstock Brasil.: Aumento da disponibilidade dos serviços em 99% | Aumento do desempenho das buscas por palavras-chave em até 70% | Segurança mais forte e maior tamanho de banco de dados | Desempenho aperfeiçoado do processamento analítico online (OLAP) | Aumento de desempenho dos processamentos em lote até 200% | Ambiente de desenvolvimento integrado com o Visual Studio 2005 e com o .NET acelera o desenvolvimento de aplicações em até 40% | Aumento dos negócios da empresa em até 250% | Aumento da base de imagens de 17 vezes | Processamento de 20 mil imagens por semana | 30 milhões de buscas são realizadas anualmente no site | 900 mil downloads por ano.

. Por: Glaucio Garcia, gerente de Tecnologia da Informação da Latinstock Brasil.

Perfil - Latinstock Brasil (www.latinstock.com.br): Parte da rede latino-americana de banco de imagens, a empresa atua na sua sede em São Paulo e por meio da sua base de apoio no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. No segmento editorial a empresa conta com mais de 200 clientes, entre os quais Abril, Globo e Moderna. A companhia está presente em dez países ibero-americanos, entre eles, Argentina, Chile, México e Espanha. Desde 2005, a Latinstock é representante oficial da Beam.TV, provedora multinacional americana de soluções de armazenamento, envio e produção de streaming de vídeo, presente em 120 países e atende 60 das 100 maiores companhias citadas na revista Fortune.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira