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17/12/2008 - 08:35

The Economist Intelligence Unit realiza estudo e aponta desafios da área financeira

Resultados da análise patrocinada pela SAP afirmam que turbulência do mercado faz com que o foco no cliente torne-se criticamente importante para instituições financeiras .

São Paulo – Tempos de crises são tempos de oportunidades e a turbulência que hoje caracteriza a economia global representa a possibilidade de novos negócios para empresas financeiras que mantém a visão além da crise atual e se preparam para o futuro. Quando a poeira baixar, as instituições que investiram em pessoas, processos e tecnologias certas serão capazes de oferecer produtos e serviços mais atrativos. Ao fornecer ao consumidor serviços com mais excelência, essas empresas irão se diferenciar e conquistar, assim, a liderança em uma indústria cada vez mais competitiva.

Este é o cenário apontado pela nova pesquisa “Estratégias para o crescimento de serviços financeiros: foco no cliente em meio à turbulência do mercado”, material desenvolvido pela The Economist Intelligence Unit, divisão de pesquisas da revista The Economist, e patrocinado pela SAP. A análise demonstra que oferecer ao consumidor serviços de qualidade é um desafio contínuo para a indústria financeira mundial e que deve ser superado para que bancos e seguradoras fortaleçam suas marcas, ganhem a lealdade dos clientes e conquistem sua fatia do mercado.

A pesquisa é baseada em entrevistas detalhadas, realizadas com executivos de bancos e seguradoras de todo o mundo e mesas redondas com profissionais em Nova York, Londres e São Paulo. A análise conclui que, para alcançar seus objetivos, bancos e seguradoras devem prestar muita atenção em seus clientes. A capacidade da empresa em responder às necessidades desenvolvidas pelos clientes será um elemento-chave para determinar o seu sucesso.

Entre as principais descobertas do relatório destacam-se: • Em tempos de crise, um banco ou seguradora com uma reputação sólida tem uma distinta vantagem competitiva. Para sustentar sua reputação, instituições financeiras devem praticar uma cultura de serviços que ajudará a desenvolver a lealdade do cliente e criar o reconhecimento da marca.

• A segmentação de clientes é uma estratégia essencial que possibilita às instituições financeiras oferecer melhores serviços e produtos únicos a custos mais baixos. Bancos e seguradoras devem usar todas as ferramentas – desde pessoal treinado para ouvir os consumidores até informações disponíveis em sua base de dados – para identificar necessidades, planejar produtos e serviços, educar clientes e controlar gastos.

• Serviços feitos pessoalmente ou por meios eletrônicos devem ser vistos como opções complementares em bancos e seguradoras. Para contribuir para o fortalecimento da marca, eles devem apresentar uma imagem consistente de organização. Serviços financeiros online devem ser usados para fornecer conveniência, enquanto contato pessoal deve criar e preservar relacionamentos.

O desafio de prover excelentes serviços ao consumidor é global, mas a pesquisa realizada identificou algumas preocupações regionais. Nos Estados Unidos e Reino Unido, boa parte do foco das companhias está em educar o cliente, o que é particularmente importante em tempos de crise. No Brasil, a segmentação aparece como principal medida, necessária para encarar o desafio de desenvolver produtos lucrativos para um amplo, ainda que financeiramente restrito, novo grupo de clientes.

A análise “Estratégias para o crescimento de serviços financeiros: foco no cliente em meio à turbulência do mercado” está disponível gratuitamente em: www.eiu.com/sponsor/SAP/customerservice

Perfil da “The Economist Intelligence Unit” - The Economist Intelligence Unit é uma líder mundial em inteligência de negócios global. É o braço business-to-business do Grupo The Economist, que publica o jornal The Economist. Como o provedor mundial de inteligência nacional, The Ecnomist Intelligence Unit ajuda executivos a fazer melhores decisões de negócios ao fornecer analises, atuais, confiáveis e imparciais das tendências do mercado mundial e estratégias de negócios. | www.eiu.com.

A SAP é líder mundial em software de negócios*. Oferece aplicações e serviços que permitem a empresas de todos os portes em mais de 25 setores da indústria gerir seus negócios de forma muito mais eficiente. Com cerca de 76.000 clientes (incluindo os clientes da Business Objects) em mais de 120 países, a companhia tem suas ações negociadas em diversas bolsas de valores em todo o mundo, incluindo a Bolsa de Valores de Frankfurt e Nova York (NYSE), sob o símbolo "SAP”. Site www.sap.com

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