Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2008 - 08:51

BNDES aprova financiamento de R$ 160 milhões para a reestruturação da rede de saúde do ES

Projeto deve gerar 760 postos de trabalho durante sua construção e 3.600 depois de finalizado .

O Estado do Espírito Santo vai investir na reestruturação e no fortalecimento institucional dos sistemas de Saúde e na implantação de ferramentas de Tecnologia da Informação. Para isso, contará com um financiamento do BNDES, no valor de R$ 160 milhões. A participação do Banco corresponde a 59% do investimento total.

O objetivo é modernizar o sistema hospitalar do Estado, por meio da construção, reforma e ampliação de unidades hospitalares e também da melhoria da gestão da prestação dos serviços, com ações voltadas para capacitação técnica e gerencial e para implantação de novas ferramentas tecnológicas.

Os recursos serão destinados à construção de dois hospitais; reforma e ampliação em outros quatro; implantação do Sistema Digital de Saúde; Fortalecimento da Secretaria de Saúde; gerenciamento das obras e compra de máquinas e equipamentos. Durante a implantação das Unidades Hospitalares, estima-se que serão gerados 760 postos de trabalho, e após a implantação serão criados 3.643 novos empregos.

As metas estabelecidas pelo projeto visam ampliar a oferta geral de leitos de 10.621 diárias/mês para 19.200 na rede estadual; a oferta de leitos de UTI para adultos passará de 900 diárias/mês para 2.940. Já a capacidade dos leitos destinados a vítimas de queimaduras, que atualmente é de 180 diárias/mês, será ampliada para 1.200. A oferta de serviços de alta complexidade deve aumentar em até 50%. O tempo de internação pré-cirúrgico será ampliado em 40%, e a oferta de cirurgias crescerá 50%, com maior oferta de exames públicos ambulatoriais.

As unidades hospitalares a serem construídas são voltadas ao atendimento de alta complexidade e estão localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória. Essas unidades atenderão a toda população capixaba e demais usuários da infra-estrutura hospitalar do Espírito Santo, como a população fronteiriça do estado.

A opção pela construção de hospitais e ampliação da rede de saúde na região metropolitana da Grande Vitória se justifica em função da concentração da população capixaba na região. Isto acaba fazendo dos hospitais da GV referência de atendimento à saúde, não apenas para a população residente, como para a das demais regiões do Estado. O sistema hospitalar da capital do Estado atende também a uma fatia do Noroeste de Minas Gerais e ao Sul da Bahia.

São vários os pontos positivos do projeto, tais como a racionalização dos serviços de saúde na região, melhoria da gestão da Secretaria Estadual de Saúde, geração de empregos e capacitação de profissionais da área de saúde nas diversas especialidades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira