Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2008 - 09:02

Assembléia Legislativa dá título de Cidadão do Pará a Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe


O presidente da Alcoa América Latina e Caribe, Franklin L. Feder, foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará com o título de Cidadão do Pará, em sessão solene na tarde desta segunda-feira, 15. O autor do projeto de decreto é o presidente do Poder Legislativo paraense, deputado Domingos Juvenil, que reconhece em Feder um profissional sério e de grande competência à frente de um empreendimento de mineração de bauxita em implementação pela Alcoa em Juruti, Oeste do Pará, que tem contribuído para o desenvolvimento sustentável da região.

Para Domingos Juvenil, a Mina de Juruti é um empreendimento que serve de exemplo para o Brasil e para o mundo. “É de grande interesse do Governo Estadual e Governo Federal. Por meio do título a Franklin Feder, o Parlamento reconhece tudo o que a Alcoa está fazendo pelo Estado, levando-se em conta o desenvolvimento regional e todos os benefícios sociais que a Empresa está oferecendo diretamente à população local”, justifica.

Segundo Feder, a Companhia tem a visão de ser a melhor empresa do mundo. “Não a maior, mas a melhor. Essa meta não é ambiciosa, mas sim responsável para com todos os stakeholders: funcionários, clientes, acionistas, comunidades. Diria que, além de liderar todos os aspectos dos negócios da Companhia na região, o maior desafio é estar permanentemente à altura dessa visão e ajudar a conduzir a Alcoa nessa direção, em todas as situações”, afirma.

Montar um escritório em Belém, inaugurado em Julho deste ano, foi uma das estratégias da Alcoa para ampliar sua atuação no Pará e fortalecer os laços com o Estado, como a Companhia também fez quando chegou em Minas Gerais há mais de 40 anos e no Maranhão, há mais de 20, bem como em outros Estados onde mantém unidades industriais. Franklin Feder assegura que o comprometimento da Alcoa com o Pará e com o Brasil não poderia ser maior. “Com o apoio da comunidade local é possível ver como o projeto está crescendo rapidamente, bem como as ações de sustentabilidade em favor do município de Juruti”, completa.

Perfil – O presidente da Alcoa América Latina e Caribe, Franklin L. Feder, 57 anos, nasceu em Nova York. Aos 4 anos sua família passou a residir no Brasil. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas-FGV, com MBA pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Empresarial (IMD), uma das escolas de negócios mais respeitadas mundialmente, em Lausanne, Suíça. Também cursou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo-USP. Em 1979 passou a ser consultor da Alcoa Aluminio na área de Planejamento e Marketing Industrial. Em 1990 entrou para a Companhia como diretor de Planejamento, passando depois a diretor Financeiro. Em 1999 foi transferido para Pittsburgh e em 2001 para Nova York, onde trabalhou por quatro anos. No final de 2004 passou a presidir a Alcoa América Latina e Caribe.

Perfil da Alcoa - Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade.| Site www.alcoa.com.br. [ Foto: Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe e o deputado Domingos Juvenil, presidente da Assembléia Legislativa do Pará ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira