Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/03/2007 - 08:38

Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná faz comunicado à imprensa

O Simpep – Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado do Paraná que congrega aproximadamente 600 indústrias, que geram 18 mil empregos diretos, transformam 300 mil toneladas por ano, com faturamento de US$ 3,2 bilhões, tendo em vista às matérias veiculadas na imprensa, sobre sacolas plásticas, esclarece através de seu presidente Dirceu Galléas: 1) Sacola Plástica é a única embalagem eficaz para o consumidor transportar suas compras dos supermercados e estabelecimentos comerciais para suas residências, com comodidade, praticidade e segurança. É usado no mundo inteiro.

2) Embora os supermercados do Paraná utilizem 80 milhões de toneladas por mês, as sacolas de plástico representam apenas 5% do total de embalagens utilizadas em alimentos. Portanto, não são caracterizadas como o maior problema ambiental. Na verdade, o entrave é cultural, no mau uso das mesmas.

3) Claro que trata-se de uma responsabilidade ambiental que envolve todos os agentes da cadeia produtiva, compreendendo: refinarias, petroquímicas, indústrias transformadoras, supermercados, órgãos governamentais e, em última instância, os consumidores.

4)Neste sentido, o Simpep, em consonância com a Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, a ABIEF – Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis e o Plastivida – Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos têm trabalhado para desenvolver a tão necessária consciência ambiental, seguindo as normas técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, dentre elas a NBR 14937 – "Sacolas Plásticas tipo camiseta – Requisito e métodos de ensaio", aprovada inclusive pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

5) Consciência Ambiental não se faz do dia para a noite, com decretos ou leis punitivas, mas com educação ambiental da nossa população. Para atingir esse objetivo, o Simpep tem feito sua parte; no IV Fórum Sul-Brasileiro do Setor Plástico o sindicato promoveu em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba um concurso de redação, com o tema "Reciclagem", o qual envolveu todos os alunos da rede pública municipal. Como conscientização requer tratamento contínuo, o assunto estará em pauta no V Fórum que acontecerá no dia 19 de junho, em Curitiba.

6) A oxi-biodegrabilidade é um processo caro, complexo e ainda não tem produção suficiente para atender a demanda nacional.

7) O Estado do Paraná é um exemplo para o Brasil na questão da coleta e tratamento de resíduos plásticos pós-consumo. A reciclagem tem repercussões sociais profundas, pois um verdadeiro exército de catadores faz desse trabalho o seu sustento e de suas famílias. O mecanismo de Ponto de Entrega de sacolas plásticas, além de ser ineficaz, tiraria o trabalho da população carente, causando um caos social, com reflexos inclusive na segurança pública.

“O Simpep coloca-se à disposição dos órgãos públicos, demais entidades empresariais, bem como associações não-governamentais e a imprensa em geral, para num trabalho em conjunto, tratarmos de forma contínua desse importante assunto que envolve a todos”, conclui Dirceu Galléas, presidente do Simpep.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira