Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2008 - 10:01

Novo padrão contábil, IFRS passa por primeiro teste durante crise, afirma auditor da BDO Trevisan

O IFRS - International Financial Reporting Standards (ou NIC - Normas Internacionais de Contabilidade), novo padrão contábil que está sendo implantado no Brasil, passa por seu primeiro teste justamente em um momento de crise, como observa Henrique Campos, diretor de Auditoria da BDO Trevisan.

Campos abordou o tema durante a palestra "O primeiro teste do IFRS - a nova norma internacional de contabilidade", apresentada no seminário "O posicionamento do mercado diante da crise financeira internacional", promovido na segunda-feira, 15 de dezembro, pelas Empresas Trevisan.

"A crise está testando o IFRS e, na medida do possível, ele está se saindo bem", afirma o executivo. O novo padrão contábil - levantado no país pela Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007, para alterar as práticas contábeis adotadas no Brasil, do qual será utilizado especialmente em demonstrações contábeis de empresas de capital aberto e instituições financeiras. Tal padrão contábil já deverá ser adotado parcialmente nas demonstrações contábeis referentes ao fechamento do exercício de 2008 por algumas companhias. Sua adoção completa está programada para 2010.

Um dos parâmetros contábeis estabelecidos pelo IFRS e que já deve fazer parte de algumas demonstrações de 2008 é a Avaliação pelo Valor Justo, em substituição à Avaliação pelo Valor de Custo para algumas operações contábeis, até agora utilizada como referência no Brasil. Segundo Campos, a Avaliação pelo Valor Justo corrige discrepâncias presentes no parâmetro anterior, que não considerava a evolução do valor de um ativo diante das variações do mercado.

As principais alterações com a implantação do valor justo em 2008 referem-se ao ajustes a valor presente (AVP), “Impairment” e ágio na incorporação de empresas.

De acordo com Campos, a Avaliação pelo Valor Justo "busca capturar os efeitos econômicos sobre as variações de um ativo, mas de forma mais conservadora, com o intuito de apresentar uma imagem mais fiel da empresa". Assim, com o novo parâmetro, o objetivo é mostrar ao mercado um valor mais realista e atualizado dos ativos de uma companhia, como explica o diretor da BDO Trevisan. "A Avaliação pelo Valor Justo já provou que é boa. Mas, como tudo na vida, necessita ser aprimorada", conclui o especialista.

Perfil do seminário - Com o objetivo de esclarecer importantes tópicos da atual crise e auxiliar nas próximas ações que serão tomadas por companhias de diversos segmentos, as Empresas Trevisan (Trevisan Consultoria, Escola de Negócios, Outsourcing e BDO Trevisan) promoveram na segunda-feira, 15 de dezembro, o seminário "Posicionamento do mercado diante da crise financeira internacional - perspectivas, estratégias e táticas; primeiro teste do padrão IFRS; mercado de capitais; governança corporativa; controles internos; private equity; e alternativas para o crédito".

Além de Henrique Campos, participaram como palestrantes do evento: Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios; Roberto Gonzalez, professor da Trevisan Escola de Negócios e diretor do Instituto Brasileiro de Certificação do Profissional de Investimento e da APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais; Carlos Santos, diretor financeiro da Alcon Laboratórios do Brasil; Jomara Bahls, gerente financeira da Ibema – Companhia Brasileira de Papel; Guillermo Pisano, diretor financeiro da Venbo Comércio de Alimentos (da rede de fast food Bob´s); Phelipe Linhares, diretor da BDO Trevisan; Nelson Rozental, sócio da BRZ Investimentos; e Paulo Sérgio do Amaral, gerente regional de Pessoa Jurídica da CEF – Caixa Econômica Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira