Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2008 - 10:24

Programa Promoart vai beneficiar produtores de artesanato tradicional de 65 comunidades em todo o Brasil


A Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) vai assinar um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no próximo dia 18 de dezembro para viabilizar o convênio firmado com o Ministério da Cultura, que tem por objetivo a implantação do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart). A solenidade será realizada às 18h, no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro.

Concebido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)/Iphan/MinC, o Promoart tem a finalidade de criar uma rede de apoio aos produtores de artesanato tradicional que venha a atuar desde a produção até a comercialização das peças em grandes centros. Espera-se que com essa medida seja possível minimizar as barreiras que dificultam e, por vezes, até mesmo impedem a livre expressão de artistas e artesãos.

A assinatura do convênio dá início à programação que integra as comemorações do cinqüentenário do CNFCP, que inclui também, no mesmo dia, as inaugurações da exposição “Brasis revelados: 50 anos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular” e do “Mercado Brasil de Arte Popular”, com mostra e venda de artesanato de diversas localidades do país.

A coordenação técnica do Promoart é do CNFCP, que tem como parceiro realizador a Acamufec. O programa se integra às ações do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, e vai atuar em 65 comunidades artesanais de diferentes partes do Brasil estabelecendo parcerias locais para gerar sustentabilidade. Será implantado também em cinco comunidades indígenas, onde terá a parceria do Museu do Índio, da Funai.

O Promoart tem como princípios o reconhecimento da importância cultural dos fazeres artesanais tradicionais; o trabalho de organização social em torno da produção artesanal, baseada no respeito à diversidade de valores e tempos sociais; a ação participativa dos indivíduos na busca de auto-sustentabilidade; o estímulo à preservação e à transmissão dos conhecimentos tradicionais e a divulgação de informação e conhecimento sobre as comunidades e seus produtos.

Assinatura do convênio para implementação da Promoart, no dia 18 de dezembro, às 18 horas, no Museu de Folclore Edison Carneiro, Rua do Catete, 179- Centro- Rio de Janeiro- RJ.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira