Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2008 - 10:50

FAO como força federativa por trás de uma futura governança para a agricultura e a alimentação

Paris - Conforme solicitação da delegação francesa permanente da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO -- Food and Agriculture Organization), os representantes da momagri discursaram para embaixadores de cerca de trinta nações membros em Roma, em 9 de novembro de 2008, e apresentaram propostas estratégicas para uma política internacional para a agricultura e a alimentação.

Pierre Pagesse, presidente do Conselho da momagri, Christian Pees, vice-presidente e Jacques Carles, vice-presidente executivo, indicaram que, devido à natureza sistêmica da crise financeira e dos alimentos, é urgente iniciar, em cooperação com a FAO, a formação de uma força tarefa internacional para a regulamentação dos mercados agrícolas globais. Na verdade, as atividades agrícolas em todo o mundo estão enfrentando as mesmas dificuldades: volatilidade destrutiva dos preços, inerente à natureza específica dos mercados agrícolas e aumentada pela "financialização" fora de controle dos mercados. Os resultados do modelo econômico da momagri mostram que a volatilidade dos preços dos produtos agrícolas irá se intensificar, a menos que medidas regulamentares internacionais pertinentes sejam postas em prática.

Em seu discurso, Pierre Pagesse declarou: "É imperativo implementarmos regulamentações de governança que reconciliem os princípios de uma economia de mercado com as especificidades da produção agrícola. A agricultura é o único setor da economia onde a prática do dumping (exportações com preços inferiores) é institucionalizada. Os mercados agrícolas não obedecem as mesmas leis que são aplicadas ao setor de manufatura ou de serviços. Eles estão sujeitos à volatilidade extrema de preços que ameaça a viabilidade de todas as economias agrícolas. Os produtores agrícolas não conseguem sobreviver em um mercado que se tornou altamente caótico. Eles necessitam da visibilidade que somente uma organização internacional de agricultura adequada às suas necessidades específicas poderá fornecer".

Discursando sobre a situação, Jacques Carles apresentou as ferramentas de gestão e as propostas da momagri para ajudar a esboçar uma política internacional de agricultura e alimentação. Estas propostas permitirão "uma alternativa para as políticas de subsídios que protegem os produtores agrícolas nos países ricos e, ao mesmo tempo, fornecerão oportunidades genuínas de desenvolvimento para a agricultura de subsistência".

Christian Pees, a seguir ressaltou que "chegou a hora de abandonarmos as confrontações ideológicas que contrapõem liberais e protecionistas. Temos que definir as regulamentações que irão prevenir um desastre global genuíno no setor de alimentos. Caso contrário, o mundo terá que lidar com a crise gerada pela volta ao protecionismo, o que iria então ser a única saída para os países poderem assegurar a garantia de alimentos para suas populações".

Para a momagri, a FAO deveria ser a força federativa para tal governança. Para alcançar este objetivo, a momagri procura terminar, junto com os representantes da FAO, as orientações de um estudo conjunto atualmente em andamento.

Perfil da momagri - A momagri é uma organização catalizadora de idéias baseada em Paris, que promove uma nova visão da agricultura. Fundada e presidida por Pierre Pagesse, Presidente do Conselho do Groupe Limagrain francês, a organização inclui representantes de companhias agrícolas e executivos das áreas de cuidados com a saúde, desenvolvimento econômico, estratégia e defesa. Seu objetivo é dar apoio à regulamentação dos mercados agrícolas através de novas ferramentas de avaliação (tais como modelos e indicadores econômicos) e novas propostas para uma governança internacional para a agricultura e os alimentos, baseada nos princípios do livre comércio. | www.momagri.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira