Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2008 - 08:26

Prêmio FINEP de Inovação 2008 destaca o setor de embalagens metálicas

Inovação é a nova idéia que uma vez implantada, trouxe resultados positivos às empresas. Ao incentivar a inovação, a empresa valoriza o conhecimento dos colaboradores e pode modificar a base de competição da indústria existente no setor.

No Prêmio FINEP Inovação 2008, a Brasilata foi premiada na categoria Grande Empresa – Casos de Sucesso, não apenas por suas inovações em latas de aço, mas também pelo de gestão, com ampla participação dos funcionários (contratados como inventores) no programa interno de sugestões, ativo desde 1987. Em 2007, o programa “Projeto Simplificação” apresentou 102.867 idéias, que significam mais de uma centena de idéias por funcionário/ano, média superior às companhias internacionais com sistemas internos de sugestões.

Com este reconhecimento da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, entidade subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, fica realçado o esforço de inovação por parte dos fabricantes de latas de aço no país.

O mercado de latas de aço é um setor maduro que tem apresentado nos últimos anos importantes inovações no Brasil. Empresas do setor têm desenvolvido novas soluções que conquistam reconhecimento dentro e fora do país.

Entre as inovações brasileiras, há sucessos comerciais consagrados como a lata expandida da Nestlé para o leite condensado Moça, e a lata “Abre-Fácil” da Metalgráfica Rojek para alimentos processados, exportada para os Estados Unidos.

Para o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais – SINIEM, Antônio Carlos Teixeira Álvares, “o fato de uma empresa associada ganhar o Prêmio FINEP demonstra que o setor de estamparia de metais é inovador e focaliza o seu conhecimento sob a forma de novos produtos e processos. Esta conquista sinaliza aos fabricantes de embalagens, e para todos os órgãos de fomento à inovação, que existem relevantes desenvolvimentos no setor de latas”.

Prêmio FINEP para as empresas mais inovadoras do Brasil - O Prêmio FINEP julgou empresas inovadoras na essência, ou seja, na gesto, nos processos e, conseqüentemente, no lançamento de produtos no mercado.Os jurados também consideram o resultado do esforço inovador e os impactos sociais, ambientais e econômicos. Neste ano, tanto os vencedores regionais quanto os nacionais do Prêmio concorreram a financiamentos pré-aprovados da FINEP, que chegam a até R$ 10 milhões.

A solenidade de premiação foi realizada em 10/12/08 no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença do Vice-Presidente da República, José Alencar (representando o Presidente Lula); do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; do Presidente da Academia Brasileira de Ciências Jacob Palis, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luis Manuel Fernandes, que classifica o Prêmio FINEP como “Oscar brasileiro da inovação” por gerar importante contribuição dada ao desenvolvimento do país.

O ministro Sergio Rezende afirmou que “ciência e tecnologia devem, mais do que nunca, ser encaradas como geradores de riqueza, especialmente num momento de crise internacional”. E, em nome do Presidente Lula, o Vice-Presidente José Alencar assinalou que o Prêmio FINEP ganha mais importância a cada edição por valorizar um conceito fundamental na atualidade: a inovação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira