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18/12/2008 - 08:52

CBTU marca a história do setor metroferroviário com aquisição de Veículos Leves para Recife

Assinatura do contrato para a aquisição dos primeiros VLTs para o Sistema da CBTU no Recife consagra uma nova etapa do setor metroferroviário brasileiro.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU, vinculada ao Ministério das Cidades, registrou na quinta-feira (11/12), em sua sede no Rio de Janeiro, um momento histórico para o desenvolvimento do setor de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil, com a assinatura do Contrato com o Consórcio Trends/Bom Sinal para a fabricação das primeiras composições de Veículos Leves sobre Trilhos - VLT, que serão utilizadas no sistema de trens urbanos da CBTU, em Recife, no trecho que vai da estação de Cajueiro Seco até a estação do Cabo, localizada na Cidade do Cabo de Santo Agostinho.

Serão 7 VLTs, constituídos de 3 carros, tendo cada um capacidade para transportar em torno de 200 passageiros. A velocidade máxima estabelecida é de 80km/h (quando em via segregada) com média de 30km/h. O VLT do Recife será movido por meio de mistura que envolve óleo diesel e biodiesel, além de ser equipado com sistema para controle de emissão de poluentes.

O termo VLT, Veículo Leve sobre Trilhos, decorre da sigla LRV (Light Rail Vehicle) inicialmente utilizada como um eufemismo para caracterizar uma evolução dos "streetcars" (americanos) ou "tramways" (ingleses). Atualmente, a abrangência do termo é muito maior e envolve conceitos como: leveza, que propicia menor consumo energético e desgaste da via; acessibilidade, através do piso baixo (o piso alto para Recife foi uma opção da CBTU) e rampa de acesso para cadeiras de rodas; flexibilidade, com bom desempenho operacional, tanto em via segregada (desenvolvendo maiores velocidades) como em meio ao tráfego rodoviário urbano, com cruzamentos ao nível das ruas e operação por marcha à vista, para atender demandas urbanas de média capacidade e custo inferior aos sistemas pesados, no que se refere à implantação, operação e manutenção.

Os VLTs, normalmente, apresentam distribuição de peso por eixo entre 9 e 12 toneladas, enquanto que os metrôs entre 12 e 18 tons e os TUEs -Trens Unidades Elétricos tem entre 14 e 20 tons. Os VLTs geralmente são tracionados eletricamente, podendo utilizar a tração diesel, operando em via urbana ou via segregada.

Investimento garantido pelo PAC - O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, lançado pelo Governo Federal, contempla, entre os projetos prioritários de investimentos em infra-estrutura, o sistema de transporte de passageiros sobre trilhos da Região Metropolitana do Recife, operado pela CBTU. O investimento trará benefícios que envolvem economia do tempo de viagem e do consumo de derivados de petróleo, diminuição dos índices de poluição do ar, além da melhoria significativa dos níveis de acessibilidade, conforto e segurança nos deslocamentos da população de quatro municípios atendidos pelo Metrô do Recife.

O Diretor-Presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães, registrou que a celebração desse contrato estabelece um novo marco para o desenvolvimento da indústria nacional, serão os primeiros trens fabricados no Brasil, e com a possibilidade de utilização do VLT em outros sistemas de trens urbanos da CBTU aliado ao crescente interesse de outras cidades brasileiras na sua utilização, o mercado ficará aquecido, gerando novos postos de trabalho, facilitando a mobilidade urbana, enfim gerando riqueza. É o PAC em ação no desenvolvimento da infraestrutura, da economia e da mobilidade urbana. | www.cbtu.gov.br

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