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18/12/2008 - 08:59

Tecnologia da ExxonMobil produz o maior navio transportador de GNL

Avanços tecnológicos resultam na globalização de um recurso energético antes regional

Irving, Texas - A tecnologia líder da Exxon Mobil Corporation (NYSE:XOM) em gás natural liquefeito (GNL) resultou numa revolução no setor, no projeto e tamanho dos navios transportadores, dando maior eficiência ao transporte de gás natural para mercados de todo o mundo. A recente conclusão do primeiro navio transportador de GNL Q-Max do mundo, denominado "Mozah", marca um avanço no embarque de GNL, com redução dos custos de transporte, melhoria da eficiência energética e redução de emissões. Os inovadores navios Q-Max levam até 80% mais carga, requerendo, assim, 40% menos energia por unidade de carga que os transportadores de GNL convencionais, em razão da economia de escala e da eficiência dos motores.

Os navios transportadores Q-Max modificam o modelo de embarque de GNL em quase todos os aspectos, disse Neil Duffin, presidente da ExxonMobil Development Company. A mesma capacidade tecnológica que nos levou a desenvolver uma nova classe de navios transportadores de GNL está conduzindo a inovação em todos os aspectos da cadeia de valor do GNL.

As tecnologias de grandes navios de GNL, desenvolvidas em conjunto com a sócia em joint-venture Qatar Petroleum, incluem vários avanços revolucionários para o setor e melhorias significativas, como o aumento do tamanho dos navios, unidades de reliquefação a bordo, motores diesel de baixa velocidade, hélices e lemes duplos, os maiores tanques GNL de navio já construídos, os mais recentes e melhores sistemas de anti-impurezas do casco e de proteção contra incêndio. Esses navios de nova geração proporcionam uma redução de 20% a 30% nos custos de transporte.

A Qatar Petroleum, junto com a ExxonMobil, liderou um importante esforço técnico para permitir essa revolucionária melhoria no segmento de transporte de GNL, disse Faisal Al Suwaidi, diretor executivo da Qatargas. O transporte é uma conexão crítica na cadeia de valor do GNL, que se estende desde o Campo Norte do Qatar, o maior campo de gás não associado do mundo, com recursos recuperáveis de mais de 25 trilhões de metros cúbicos, até lares da Ásia, Europa e Américas. Com nossa tecnologia inovadora, transformamos efetivamente os negócios de GNL e abrimos ainda mais o mundo para a Qatar GNL, disse Al Suwaidi. A Qatar Petroleum e a ExxonMobil são acionistas numa joint-venture da Qatar, a Qatargas, que vai fretar o Mozah e cinco outros transportadores Q-Max para fornecer GNL a partir de novos trens de liquefação no Qatar.

Por mais de trinta anos, o tamanho dos navios GNL permaneceu virtualmente inalterado, com capacidade de cento e quarenta mil metros cúbicos. Operadores de navios, especialistas em hidrodinâmica, arquitetos navais e engenheiros estruturais da Qatar Petroleum e da ExxonMobil trabalharam em conjunto para desenvolver e testar rigorosamente projetos de tanques de carga Q-Max maiores. Foi feita uma avaliação abrangente do deslocamento de carga para comprovar que os sistemas de maior porte são viáveis e confiáveis. Os transportadores Q-Max que resultaram do processo têm comprimento superior três campos de futebol, com torre de vinte andares da quilha ao topo do mastro e estão equipados com os maiores tanques de contenção por membrana já construídos. Com capacidade total de até duzentos e sessenta e seis mil metros cúbicos, cada navio carrega gás natural em quantidade suficiente para atender às necessidades energéticas de setenta mil lares norte-americanos durante um ano.

Além do aumento do tamanho do navio, uma iniciativa importante foi tomada para projetar, testar e implementar a unidade de reliquefação a bordo, que reliquefaz o gás natural vaporizado durante o transporte, reinjetando-o na forma de líquido nos tanques de carga, em vez de usá-lo como gás vaporizado no fornecimento de energia para o próprio navio-tanque. Isso permite a entrega de quase 100% da carga e é especialmente benéfico em viagens de longa distância, do Qatar para a Europa e as Américas. As instalações de reliquefação a bordo criaram a oportunidade de substituir as caldeiras de vapor e turbinas usadas para propulsão dos navios de GNL convencionais por motores a diesel de baixa velocidade altamente eficientes. Os navios Q-Max são equipados com dois motores diesel que impulsionam hélices e lemes duplos. Isso proporciona maior eficiência energética, navios mais confiáveis e mais fáceis de manobrar, reduzindo o consumo de combustível em até um terço.

Reconhecidas por veteranos do setor como pioneiras na produção de GNL e inovação tecnológica, as joint-ventures da ExxonMobil no Qatar verão o advento de mais produtos de primeira qualidade nos próximos dezoito meses. Além de ser pioneira na utilização dos maiores navios da indústria para o transporte de GNL para o mercado, a ExxonMobil, em parceria com a Qatar Petroleum, está utilizando no Qatar uma nova tecnologia para construir quatro das maiores instalações de produção de GNL do mundo, além de participar do desenvolvimento de projetos de regaseificação de terminais de GNL na Itália, no Reino Unido e nos Estados Unidos. | Por: Business Wire/AE

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