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10/03/2007 - 08:58

Profarma cresce 52,5% em seu lucro líquido no último trimestre de 2006

Em janeiro deste ano, a Companhia inaugurou em Pernambuco seu nono Centro de Distribuição, passando a cobrir 79% do território nacional.

A Profarma (Bovespa: PFRM3), uma das líderes no mercado de distribuição de produtos farmacêuticos do país e pioneira do setor a abrir capital, encerrou o último trimestre de 2006 com um lucro líquido de R$ 12,7 milhões, excluindo as despesas com o IPO, apresentando o expressivo crescimento de 52,5% em relação ao último trimestre de 2005. O lucro líquido anual, já ajustado pelas despesas com a Oferta Pública de ações da Companhia em outubro de 2006, atingiu R$ 21,6 milhões, ultrapassando em 32,7% os valores reportados em 2005.

A Companhia, que divulgou seus resultados financeiros anuais no último dia 8 (quinta-feira), faturou em 2006 o montante de R$ 2 bilhões, 14,1% acima do ano anterior. Os R$ 528,6 milhões faturados somente no último quarto do ano representaram um crescimento de 17,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos últimos três anos, a receita bruta da Profarma atingiu um crescimento médio anual (CAGR) de 21,3%, enquanto o mercado cresceu 13,3%. Com isso, a participação da Profarma no mercado passou de 8,4% em 2003 para 9,6% em 2006.

Em 2006, alcançamos EBITDA ajustado de R$ 68,1 milhões com crescimento de 10,5% em relação aos R$ 61,6 milhões do ano de 2005, representando margem de 3,9%, em relação a receita líquida.

Com uma bem-sucedida oferta primária de ações, em outubro de 2006, a Profarma captou R$ 310 milhões. Primeira empresa do setor farmacêutico a abrir capital, a Profarma viu suas ações valorizarem 50,8% do dia do IPO até 28 de fevereiro de 2007, enquanto o Ibovespa subiu 10,9% no mesmo período. Os recursos obtidos estão sendo direcionados principalmente para a estratégia de crescimento da Companhia nos próximos anos, seja ele orgânico ou por aquisição, para melhorias nos níveis de serviço ao varejo e melhores condições de compra junto aos fornecedores. Também serviram para reduzir a dívida líquida da companhia, que passou de R$ 104,1 milhões para R$ 64,7 milhões negativos em 2006. “Isso significa que, se precisasse quitar toda a sua dívida de curto prazo e de longo prazo hoje, ainda assim a Profarma teria R$ 64,7 milhões em caixa”, explica Max Fischer.

Inaugurações e consolidação no mercado nacional – A Profarma inaugurou no dia 22 de janeiro de 2007 um novo Centro de Distribuição em Recife, com potencial de mercado de R$ 570 milhões em Pernambuco e R$ 212 milhões na Paraíba. Com a inauguração, a Companhia passou a administrar nove Centros de Distribuição. Os Centros de Distribuição da Profarma, presentes nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, atendem atualmente a cerca de 79% do mercado nacional. O crescimento da receita bruta reportado nos diferentes estados brasileiros confirma a consolidação da Companhia no mercado nacional. Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro, por exemplo, apresentaram crescimentos relevantes em relação a 2005, com taxas de 68,9%, 45,5% e 23,1%, respectivamente.

Perfil Profarma: a Profarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A. atua há 45 anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com nove Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 13 milhões de unidades por mês e atende a 23.800 pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 79% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em 2006, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas.

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