Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2008 - 09:32

Vila das Artes sedia lançamentos da Bienal de Dança do Ceará

Nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, acontece na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado á Secretaria de Cultura de Fortaleza, os lançamentos da Olharce, primeira revista de dança do Ceará, do documentário DOC Bienal e dos vídeos-dança produzidos nas oficinas de Itapipoca e Sobral, em julho e agosto deste ano, durante a Bienal Internacional de Dança do Ceará. São ações que têm como objetivos contribuir para a produção de conhecimento e dar visibilidade para estas produções do Ceará.

A festa de lançamento acontece a partir das 19h e tem entrada gratuita. A primeira publicação da Olharce, traz matérias, entrevistas e 12 artigos de pensadores e pesquisadores de dança do Ceará e do Brasil. Neste primeiro número está em foco discussões suscitadas na primeira edição do Encontro Terceira Margem, ação do projeto Bienal De Par Em Par/2008, realizada em outubro; as oficinas realizadas em Itapipoca, Sobral e Fortaleza; além de um panorama das companhias e artistas em atuação no Estado e as conquistas no âmbito das políticas públicas ao longo dos últimos 11 anos. A revista conta, ainda, com uma versão eletrônica.

O DOC Bienal, documentário produzido para evidenciar questões que surgiram ao longo das edições da Bienal de Dança do Ceará, como dança contemporânea, interface com outras linguagens e a contemporaneidade. Os temas são apresentados a partir de depoimentos de coreógrafos, pesquisadores e artistas, com direção do videomaker Alexandre Veras.

Já os Vídeos-dança foram produzidos nas oficinas realizadas em Itapipoca e Sobral. Divididas em quatro módulos teórico-práticos as oficinas focam a história e a linguagem do vídeo-dança e do audiovisual. Em Itapipoca foram produzidos os trabalhos "2ª-Feira" e "Loteamento" e, em Sobral, "Em Lugares", "Entre Águas" e "Solidão".

A Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2008 é apresentada pela Petrobras, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura do Governo Federal. Apoio institucional da Funarte – Fundação Nacional de Artes, Caixa Econômica Federal, Ministério das Relações Exteriores da França no Brasil, Consulado da França no Recife e da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secult – Secretaria da Cultura do Estado. A Bienal integra o Circuito Brasileiro de Festivais Internacionais de Dança ao lado do Festival Panorama de Dança do Rio de Janeiro (RJ), FID – Fórum Internacional de Dança (MG) e Festival Internacional de Dança de Recife (PE).

Serviço: Lançamento na Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Revista Olharce,, documentário DOC Bienal e os vídeos-dança produzidos nas oficinas de Itapipoca e Sobral, durante a Bienal Internacional de Dança do Ceará. Informações com Thais Gonçalves 8844.2254.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira