Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2008 - 09:43

Cenatte Embriões apresenta tecnologia para auxiliar Mato Grosso a potencializar a produção de leite


Estado pretende dobrar a capacidade de produção das fazendas leiteiras até 2014.

O Cenatte Embriões, empresa de Pedro Leopoldo (MG), que detém 22% do mercado de FIV no Brasil marcou presença, entre os dias 11 e 13 de dezembro, no I Encontro Empresarial da Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso, evento que contou com a presença do governador do Estado, Blairo Maggi e mais 250 profissionais de todos os elos da cadeia de produção de leite e derivados lácteos na região Centro-Oeste.

Já na abertura do encontro, organizado com o propósito de discutir o futuro da produção leiteira na região, o governador de Mato Grosso prometeu dobrar a capacidade instalada de produção leiteira até 2014, tendo como alvo o investimento nas três principais bacias localizadas nas regiões Oeste, Norte e Sul. Atualmente, os laticínios do estado processam o equivalente a 49,5 milhões de litros de leite in-natura por mês, produção essa transformada em queijos, leite em pó e leite longa vida, vendidos dentro e fora do País. Apenas 30% do leite coletado nas fazendas têm como destino o mercado local.

Múcio Túlio Teixeira Alvim, diretor-presidente do Cenatte Embriões participou do evento como palestrante e parabenizou a iniciativa do governador do estado de Mato Grosso, região que segundo ele tem grande potencial de ampliar sua participação na produção nacional de leite e derivados lácteos já nos próximos anos. Múcio Alvim ministrou palestra para explicar as vantagens da utilização da técnica que associa o uso do sêmen sexado para fêmeas em Fertilização in Vitro (FIV), para produção de embriões à fresco ou congelados de fêmeas meio sangue ou 3/4 Holandês e ¼ Gir Leiteiro.

Com o tema “Opções técnicas para formação de um rebanho leiteiro de alta produção” o diretor presidente do Cenatte Embriões explicou os benefícios desta tecnologia de melhoramento genético que privilegia o nascimento de fêmeas rústicas e adaptadas às condições de criação dos trópicos, com maior capacidade de responder aos manejos de alta produção de leite a pasto e converter ração em leite. “Sem dúvida, a meta estabelecida pelo Governador prevê o melhoramento genético do rebanho leiteiro. E para que seja alcançada a duplicação da produção leiteira no tempo estimado só há uma solução: o uso da tecnologia dos embriões produzidos por FIV, sexados de fêmea e congelados”, diz.

Ainda segundo Múcio Alvim, o encontro surpreendeu pelo aprofundamento das discussões e a diversidade de temas abordados. “O evento foi realmente produtivo porque reuniu todos os elos da cadeia produtiva do leite para debater o futuro dessa importante atividade produtiva. E o mais importante é que o Estado de Mato Grosso está disposto a discutir uma política de inclusão para toda cadeia”, finaliza. | www.cenatte.com.br ou telefone (31) 3661-1090.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira