Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2008 - 09:06

Assintecal e SEBRAE/SP divulgam balanço de projetos realizados ao longo de 2008

O Projeto de Desenvolvimento de Indústrias de Componentes da Cadeia Coureiro Calçadista de São Paulo foi um dos que mais ganhou destaque no ano de 2008. Desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Componentes para Couro Calçados e artefatos – Assintecal, em parceria com o SEBRAE-SP – serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, Voltado para as empresas fabricantes de componentes para calçados do estado de São Paulo.

A principal proposta era realizar ações e atividades que promovessem o aumento de competitividade das micro e pequenas empresas da cadeia coureiro-calçadista de São Paulo, principalmente dos Arranjos Produtivos Locais de Franca, Jaú, Birigui, São Paulo e entornos.

As ações realizadas ao longo de dois anos atingiram tanto a indústria de calçados quanto o setor de componentes, integrando toda a cadeia e revertendo em benefícios para o produto final. Essas atividades foram planejadas de acordo com as necessidades das empresas dos APLs e sua atual realidade do setor, que vive um momento de instabilidade no mercado interno e dificuldades em termos de competição com o produto externo, principalmente dos produtos fabricado na China.

O grande número de empresas calçadistas concentradas em São Paulo, conseqüentemente, reflete na quantidade de empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos. Com 2.542 empresas de calçados, São Paulo é o segundo maior produtor de sapatos do Brasil, e gera aproximadamente 57 mil empregos formais.

Os resultados obtidos com o projeto foram muito positivos. Nos três pólos (Jaú, Franca e Birigui), onde foi registrado um crescimento anual médio de 10% a 15% no faturamento, número de funcionários e de clientes. Havendo um aumento percentual no período bianual (período de execução do projeto), atingindo um crescimento médio de 20% a 30%. Os dados a cima foram apurados por entrevistas com participantes dos projetos, realizadas em dois momentos distintos: o "T zero" no início do projeto em 2007 e o "T final" em outubro de 2008.

A cidade de Birigui, maior pólo fabricante de calçados infantis, apresentou resultados que merecem ser destacados. Houve um considerável aumento de seus números em todos os campos. Para se ter uma idéia, as empresas dessa APL contrataram mais empregados em 2008, do que no ano passado e retrasado — 637, 549 e 495, respectivamente. Essa ampliação no quadro de funcionários influi diretamente no número de clientes ativos, já que o poder da produção também multiplica.

As empresas de componentes situadas em Franca, que é o maior pólo calçadista no interior de São Paulo, obtiveram um acréscimo de 10% em relação ao ano de 2007. Os resultados positivos se confirmaram com o aumento de 17% da prospecção de clientes entre os anos de 2006 a 2008. Além disso, o número de funcionários também evoluiu muito em 2008 – contabilizando um total de 788 trabalhadores que prestam serviços a 25 empresas do APL de Franca.

Por fim, os número obtidos com as entrevistas feitas com 20 empresas do APL de Jaú mostraram um aumento relativamente positivo entre os anos de 2006 e 2008, apresentando os seguintes índices: faturamento 36%, clientes ativos 25% e número de funcionários 16%.

Perfil da Assintecal - A Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, foi fundada em 08 de junho de 1983, com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento com ações que beneficiem toda a cadeia coureiro-calçadista. Esse esforço é traduzido em ações que valorizam o produto final brasileiro.

Com matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP), a Assintecal atua no setor de componentes, que reúne 2.368 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à entidade, representando 85% da produção do segmento. A Assintecal atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Para alcançar bom nível de internacionalização, além do incremento das exportações e aumento da base exportadora, a Assintecal trabalha com foco na agregação de valor aos produtos. Para isso, são necessárias ações que proporcionem sustentabilidade e valor agregado, além das atividades de promoção comercial. Com esta visão, a Assintecal e seus parceiros desenvolvem trabalhos prioritariamente voltados à inovação tecnológica e ao design. Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae SP, Sebrae RS, Sebrae MG, SEbraes Regionais, FINEP, ABDI, CNPQ e Ministério do Turismo.

Por meio do trabalho da entidade e das empresas, o couro e os calçados nacionais passam a apresentar um grande diferencial: o uso de componentes de qualidade, desenvolvendo, assim, não só a participação no mercado interno, mas o reconhecimento internacional.

Marca by Brasil - Dentro do Programa Setorial Integrado, desenvolvido junto à Apex-Brasil, foi criada a marca by Brasil, que desde janeiro de 2000 identifica os produtos brasileiros no exterior. O selo agrega credibilidade aos componentes brasileiros e é utilizado pela Assintecal nos mercados onde atua, nos acordos de cooperação que possui com outros países e nas feiras que participa em todo o mundo. O by Brasil representa a qualidade dos nossos produtos, o comprometimento de nossas empresas e a certeza de bons negócios. Ele ajuda a abrir portas e, aliado às marcas das empresas, representa um grande diferencial competitivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira