Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2008 - 09:25

Ernst & Young aponta aumento da preocupação das empresas com riscos tributários

Estudo desenvolvido pela empresa em 18 países mostrou que os controles de riscos na área de impostos foram intensificados em virtude da adoção de um novo padrão contábil e da atual crise econômica.

A migração para um novo padrão contábil (o IFRS) e a atual crise financeira têm levado empresas ao redor do mundo a aumentar o controle de riscos na área de impostos. É o que indica um estudo global realizado pela Ernst & Young, entre maio e junho deste ano, com 541 executivos da área tributária de 18 países, incluindo o Brasil. Os pesquisados foram selecionados de um universo das 250 maiores empresas em cada uma das localidades.

De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados dedica 20% do tempo de suas equipes ao controle de riscos tributários. O volume de empresas que dedicam mais que 20% do seu tempo com este monitoramento aumentou de 16%, em 2006, para 25%, em 2008. Nos Estados Unidos, o salto foi maior, de 5% para 31%.

Na avaliação de Eliézer Serafini, sócio da área tributária da Ernst & Young, a crise econômica mundial e a adequação às normas internacionais têm pressionado as empresas a gerenciar de forma adequada os riscos tributários. “Hoje o controle dos riscos envolvendo impostos é estratégico para as empresas. O Brasil também acompanha as tendências apontadas pela pesquisa de uma maior preocupação com a transparência e de como divulgar os efeitos tributários nas demonstrações financeiras.”

Os executivos pesquisados apontaram que as mudanças na legislação e o recrutamento de profissionais especializados são as principais preocupações da área de tributos. Um total de 68% apontou que as mudanças na regulamentação são o fator que gera grande preocupação, enquanto 87 % indicaram que a contratação de bons profissionais é primordial para a área.

A pesquisa também mostra que 27% dos executivos ouvidos consideram que um dos itens mais importantes na avaliação e aprovação de uma idéia de planejamento tributário é - após as devidas análises dos respectivos riscos - o impacto positivo no fluxo de caixa e na alíquota efetiva de tributação (effective tax rate). Além disso, mais de 90% das empresas entendem que a área tributária se tornará mais estratégica nos próximos dois anos.

Perfil - A Ernst & Young é líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e gestão de riscos. Em todo o mundo, somos 130 mil pessoas unidas pelos mesmos valores e compromisso com a qualidade. Nós fazemos a diferença ajudando nossos colaboradores, clientes e as comunidades onde atuamos a atingirem todo seu potencial. | Site www.ey.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira