Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2008 - 09:35

CESP está preparada para o período chuvoso

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) está atenta aos sinais climatológicos que vem se manifestando neste início de período chuvoso, que começou em novembro e se estenderá até abril. A equipe de meteorologia da Companhia, ligada à área de operação de reservatórios, informou que as chuvas que causaram enchentes em Santa Catarina estacionaram, nos últimos dias, sobre o estado de Minas Gerais. Essas chuvas são relacionadas ao fenômeno de Zona de Convergência do Atlântico Sul.

As ações planejadas de preparação para o período chuvoso são executadas pela CESP ao longo do ano. Elas se iniciam com a análise do período chuvoso anterior, e prosseguem com as inspeções aos órgãos de descarga das usinas e a verificação das condições das comportas. Tudo isso é importante para que não haja necessidade de impedimentos para manutenções durante o período chuvoso.

Neste ano, uma das ações diferenciadas é o trabalho que a CESP irá fazer junto com a estrutura formal da Defesa Civil. A Empresa levará aos técnicos e especialistas daquela organização informações e dados relevantes relacionados à operação de controle de cheias. Além de participarem desse trabalho dirigido, os profissionais da Defesa Civil receberão o Boletim Informativo de Vazões (BIV). O objetivo da CESP é manter as equipes informadas para uma possível situação em que precisem atuar no apoio às comunidades.

Atualização de normas - A partir da análise das atividades realizadas no ano anterior, a CESP aprimora seus procedimentos e atualiza as normas de controle de cheias. A Empresa começa pela preparação de seu corpo técnico operacional, capacitando seus empregados em atividades de reciclagem de conhecimento, observando sempre as normas da CESP e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A CESP trabalha com os procedimentos de rede do ONS, homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e com os estudos de controle de cheias homologados pela Agência Nacional de Águas (ANA). É por meio desse acompanhamento que a CESP monitora e controla os volumes vazios dos reservatórios com o objetivo de amortecer os efeitos das cheias.

São discutidas a situação de armazenamento dos sistemas de reservatórios e as perspectivas para o período chuvoso, as medidas preparatórias e a atualização dos manuais do Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm). Criados há 30 anos pela CESP, esses manuais são específicos para cada usina, contendo todos os contatos necessários, os desenhos de equipamentos e os procedimentos a serem adotados.

Informações para a comunidade - Além do BIV, a CESP mantém um plano de informação sobre cheias, que inclui divulgação de dados de seus reservatórios, divulgação de notícias sobre as condições hidrometeorológicas e as tendências do período chuvoso. A Empresa disponibiliza para a população um serviço telefônico gratuito, o Telecheias, pelo telefone 0800-647-9001. Devido à grande demanda nos últimos anos, está em implantação um sistema de atendimento automático nesse telefone. A situação das vazões e armazenamentos, boletim meteorológico e outras informações atualizadas podem ser obtidas no site www.cesp.com.br.

A companhia tem também um Comitê de Gestão de Cheias que trata do planejamento das palestras, das formas de divulgação de informações no período chuvoso e das relações com as comunidades na área de influência dos reservatórios. O email do comitê é [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira