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19/12/2008 - 09:43

BID apóia educação infantil e ensino médio no Brasil

Banco e Ministério da Educação firmaram convênio de US$ 2 milhões para levantar informações sobre a qualidade da oferta de educação infantil e as experiências exitosas no ensino médio.

Brasília – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério da Educação (MEC) assinaram hoje dois acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos que buscam identificar o nível da qualidade na educação básica brasileira.

O primeiro estudo relaciona-se à educação infantil e pretende identificar qual o padrão de oferta dessa etapa da educação básica. O objetivo é o de verificar se a oferta da educação em creches e pré-escolas seguem as orientações desenvolvidas pelo MEC, assim como entender qual o impacto da educação infantil sobre o desempenho das crianças no ensino fundamental. Serão investigados centros de educação infantil nas capitais dos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Pará, Piauí, Mato Groso do Sul e Ceará. Para tanto, 150 centros de educação infantil serão visitados, além de um grupo de famílias que matricularam seus filhos na educação infantil e que no ano de 2009 estejam na segunda e terceira série do ensino fundamental.

A segunda iniciativa prevê uma análise detalhada dos fatores relevantes para os bons resultados nas escolas públicas de ensino médio brasileiro. O estudo será realizado em 50 escolas nos estados do Acre, Ceará, Paraná e São Paulo. A primeira parte da pesquisa teve o objetivo de construir um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para escolas do ensino médio, a partir de metodologia desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceira com o BID, semelhante ao cálculo que já existe para as escolas do ensino fundamental.

Além do aporte financeiro de US$ 1,5 milhão, o BID executará as pesquisas em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação no caso do ensino médio, e das prefeituras, no caso da educação infantil.

Para o representante do BID no Brasil, José Luis Lupo, a iniciativa representa um esforço importante para o apoio à elaboração de políticas públicas na área da educação: “O conhecimento sobre a gestão escolar é essencial para a identificação de potencialidades e deficiências que devem ser melhor geridas visando a melhoria da educação básica no País”.

Os dois estudos serão desenvolvidos ao longo do ano de 2009. Os resultados do ensino médio estarão disponíveis em setembro quando o BID pretende realizar um semináio internacional com as melhores práticas de ensino médio. Os dados da educação infantil estarão disponíveis no final do próximo ano. Ambos pretendem contribuir para melhorar a oferta dessas duas importantes etapas da educação básica no Brasil.

O ensino médio no Brasil é de competência dos Estados e atende os jovens de 15 a 17 anos. Atualmente menos da metade dos jovens dessa faixa etária estão matriculados nessa etapa, mais precisamente, 48%. Já a educação infantil, que é de responsabilidade dos municípios representa um dos grandes desafios. Segundo dados da PNAD/2007, apenas 17% das crianças estão matriculadas em creches e 77% na pré-escola. No entanto, quando considerada a etapa da educação infantil, que vai dos 0 aos 6 anos de idade incompletos, tem-se que apenas 36% das crianças de 0 a 6 estão matriculadas.

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