Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2008 - 09:44

Espírito Santo já possui primeira obra totalmente sustentável

Com o funcionamento do projeto, o estado dá o primeiro passo para a utilização de construções voltadas para questões ambientais, sociais e até econômicas.

O pioneirismo brasileiro na construção de uma escola totalmente planejada dentro de conceitos de sustentabilidade é do Espírito Santo, que agora se atenta para um mercado que é tendência mundial: projetos que utilizam ecomateriais e possuem soluções e inteligência para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e o conforto de seus moradores e usuários.

Em um segmento que cresce 10% ao ano e que é responsável, de acordo com o CBCS (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável), por aproximadamente 40% do consumo mundial de energia, água e recursos naturais, a sustentabilidade engloba questões sociais, ambientais e até econômicas, uma vez que ao longo dos anos há a redução de até 40% em operalização e manutenção.

O arquiteto e urbanista Heliomar Venâncio é o responsável pelo primeiro projeto 100% sustentável capixaba, o NEP – Núcleo Educacional Piaget, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha. A construção, que entre planejamento e obras levou cerca de três anos para ser concretizada, possui entre outras coisas, sistema de reaproveitamento de luz, ventilação natural e água da chuva e utilizou materiais construtivos o menos impactante possível ao meio ambiente.

O case ganhou o primeiro lugar no prêmio estadual “Ecologia 2008” no quesito Sustentabilidade e será apresentado em outros concursos nacionais e internacionais, inclusive o Holcin Alwars, o mais importante a nível mundial que elege projetos inovadores baseados no conceito de construção sustentável.

A obra sustentável - A construção sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para gerações futuras.

Entre outros itens, um projeto sustentável deve usar recursos naturais passivos e de design para promover conforto e integração; utilizar materiais que não comprometem o meio ambiente e a saúde de seus ocupantes; e resolver ou atenuar os problemas e necessidades gerados por sua implantação (consumo de água e energia).

O arquiteto Helimar Venâncio conta que esse tipo de obra ainda é pouco utilizada no país, principalmente devido a falta de desenvolvimento de tecnologias no Brasil e ao interesse dos governos.

“O fato de acrescentar aproximadamente 5% ao custo geral da obra também desestimula sua produção. Em contrapartida esse tipo de construção possui retorno de marketing - no caso das empresas, gera economia na operação e, principalmente, dá vazão a consciência ecológica”, diz.

Venâncio ressalta ainda que a procura por projetos sustentáveis tem crescido no Espírito Santo, especialmente para a construção de casas novas.

O projeto NEP - Núcleo Educacional Piaget: Há seis meses em funcionamento o colégio NEP – Praia da Costa foi totalmente planejado para reaproveitar os recursos de luz e ventilação naturais, além da água da chuva. Os materiais utilizados na obra foram os menos impactantes ao meio ambiente possível, com coleta seletiva de lixo antes e pós obras e inclusão de acessibilidade para deficientes físicos.

A contrução possui, entre outros itens: . Contorno térmico – o telhado da escola foi executado com telhas da Ecoline, que além de serem fabricada com produtos sustentáveis, tem capacidade de transmitir baixo calor para a laje, assegurando uma temperatura agradável nas salas de aula.

. Iluminação – todas as salas de aula possuem grandes aberturas de janelas, completadas por básculas naturais, que ocasionam uma boa distribuição de luz. Um grande Domus de vidro no hall de entrada também trás grande luminosidade ao interior do colégio.

. Água reciclada – a água da chuva é coletada nos telhados em um sistema de calhas ligadas a tubulações que armazenam até sete mil litros em reservatórios. Esta água alimenta o sistema hidro-sanitário dos vasos e a irrigação dos jardins.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira