Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/12/2008 - 09:52

Finanças Práticas oferece dicas para o uso do 13º salário com responsabilidade

Portal de educação financeira da Visa, disponibiliza ferramentas para que os consumidores tomem decisões corretas com o dinheiro extra e ajuda a promover uma administração financeira mais eficiente.

São Paulo, 18 de dezembro – É impossível deixar de associar a chegada do fim do ano com o pagamento do 13º salário. Afinal, a maioria das pessoas aguarda ansiosa a chance de ver um dinheiro a mais entrando na conta-corrente. Em ocasiões como essas, quando uma quantia adicional entra no orçamento, é necessário fazer um bom planejamento. No site www.financaspraticas.com.br, guia sobre finanças pessoais os cidadãos podem encontrar dicas para um consumo consciente.

As festas de final de ano estimulam o consumo e fazem com que consumidores despreparados não planejem os gastos e não tenham um orçamento destinado a essas compras extras durante o mês de dezembro. Para garantir um excelente Natal, sem preocupações posteriores com a conta bancária, o limite do cartão ou os cheques pré-datados, no Finanças Práticas os cidadãos podem encontrar dicas para um consumo consciente.

Pessoas com dívidas em atraso nunca sabem ao certo o que fazer com o dinheiro a mais. Ficam na dúvida se é melhor aplicar o valor ou liquidar as contas. Como, em geral, as dívidas têm prazos de quitação distintos, e os juros cobrados variam, é preciso analisar com cuidado a melhor forma de usar essa reserva para reduzir o saldo devedor total. Em uma planilha, calcule quanto o gasto mensal baixaria caso fossem quitadas parcialmente cada uma das. Com base nisso, decida a melhor forma de usar essa reserva financeira.

É bem verdade que pagar integralmente uma das dívidas parece tentador, pois ao menos temos a chance de resolver um problema. Mas, nesse tipo de situação, devemos pensar no objetivo final, que é sair do vermelho o mais rápido possível. Pode ser que a melhor solução seja reduzir o tamanho dos obstáculos, ao invés do número. Ou seja, mantém-se o número de pendências, mas deve–se menos em cada uma delas.

De acordo com a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), quem tem dívidas deve aproveitar as diversas opções oferecidas pelas financeiras, lojas e bancos, como o alongamento dos prazos, o desconto para quitações à vista e o abatimento nas taxas de juros e nas multas.

Caso tenha débitos no cheque especial, em empréstimos pessoais ou prestações em lojas, os consumidores devem se empenhar para colocar as contas em dia. Isso porque, a partir do momento em que conseguir renegociar a dívida, já pode exigir que seu nome seja excluído do cadastro de inadimplentes.

Desconto na quitação antecipada - O Código de Defesa do Consumidor assegura descontos na quitação antecipada de empréstimos, no entanto, a forma como é calculado o desconto ainda deixa muita gente insegura. A Fundação Procon, por exemplo, diz que o abatimento deve ser integral. Isto é, se o consumidor está antecipando o pagamento da dívida ou de determinadas parceladas, não deve pagar juros pelo período em que o crédito não será utilizado. Na outra ponta, algumas instituições acabam abatendo cerca de 80% destes valores.

Nesta fase de acerto da vida financeira, lembre-se que as decisões de consumo não-prioritárias devem ser proteladas até a renegociação das dívidas, pois a meta agora deve ser a reestruturação do orçamento doméstico.

Além disso, no portal também podem ser encontradas informações para que o consumidor conheça os seus direitos, tenha atenção no parcelamento das compras e na troca de mercadorias, a importância de pedir nota fiscal e muitas outras. O Finanças Práticas também oferece informações sobre Educação Financeira para as diferentes etapas da vida, Finanças para Mulheres, elaboração de um orçamento, dentre outros.| www.financaspraticas.com.br

Perfil da Visa Inc.: A Visa Inc. opera a maior rede de pagamentos eletrônicos do mundo, oferecendo serviços de processamento e plataformas de produtos de pagamento. Isto inclui pagamentos em crédito, débito e pré-pago, assim como produtos comerciais que são oferecidos com as marcas Visa, Visa Electron, Interlink e PLUS. A Visa conta com aceitação insuperável em todo o mundo e a Visa/PLUS é uma das maiores redes de caixas automáticos do mundo, oferecendo acesso ao dinheiro em moeda local em mais de 170 países. | www.corporate.visa.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira