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20/12/2008 - 06:16

Autoridade Portuária, Marítima e Praticagem homologam novo calado de operação

O anúncio foi feito durante reunião do CAP .

As Autoridades Portuária e Marítima em conjunto com a Praticagem acabam de homologar novo calado para operações no Complexo Portuário do Itajaí-Açú. O anúncio aconteceu no dia 19 (sexta-feira),, durante reunião do CAP (Conselho de Autoridade Portuária). De acordo com o diretor comercial do Porto de Itajaí, Zenaldo Feuser, “o calado de 8,4 metros mais maré máxima irá permitir a movimentação emergencial de grande parte da frota atendida pelo complexo”, esclarece.

O diretor ressalta a importância da medida. “Ainda não estamos em condições 100% normais. Entretanto, a Autoridade Portuária e a Praticagem conseguiram traçar um novo canal de acesso seguro dentro das condições atuais de navegação. Será possível operar grande parte das embarcações entre 230 e 250 metros com o novo calado”, afirma Feuser.

Outros assuntos foram abordados na reunião entre eles um comunicado do armador Maersk. De acordo com o ofício recebido pelo CAP a Maersk informa a compra de navios com capacidade para operar 7,5 mil TEUs e a intenção de colocar as embarcações em rotas que operam no complexo portuário. Conforme a comunicação os navios medem 299 metros, com 45 metros de boca (largura do navio) e necessitam de um calado mínimo de 12 metros. A empresa ainda frisa a importância dos trabalhos de dragagem e solicita a continuação de investimentos no aumento do calado.

Despedida - Arnaldo Schmitt Júnior despediu-se hoje do Conselho de Autoridade Portuária informando o encaminhamento de diversas ações concretas para a reconstrução do Porto de Itajaí. “Quando fui nomeado superintendente, vim com a missão de recuperar a credibilidade do Porto de Itajaí. Com os acontecimentos de novembro, a minha missão, e de toda a diretoria, passou a ser a de recuperar o próprio Porto de Itajaí. Com a aprovação integral dos R$ 350 milhões solicitados ao Presidente Lula quando esteve em Itajaí no dia 26 de novembro, garantimos os recursos necessários para recuperar o maior bem da nossa cidade, o nosso porto”, enfatiza o superintendente.

Schmitt ainda informou ao CAP que o trabalho de recuperação do asfalto na área do RAC (Recinto Alfandegado Contíguo) já iniciou. “A pavimentação do RAC já começou e, inclusive, vamos aumentar a capacidade do terreno de três para cinco toneladas por metro quadrado. Quanto à dragagem, já encaminhamos ações ao Governo Federal para aumento da profundidade do canal de acesso para 14 metros”, completou.

Ao abordar o assunto do terreno do Moinho Peônia, Arnaldo Schmitt frisou a importância do assunto. “Com a perda de 22 mil metros quadrados de área operacional restará pouco espaço quando iniciarem as obras de reconstrução dos berços pois o que sobrou na área primária será utilizado para os canteiros de obras. Deve haver uma discussão de valores contratuais para eventual arrendamento ou locação”.

Schmitt completou que “as obras devem durar ainda em torno de dois a três meses. A decisão final cabe à próxima gestão. Saio do porto sem assinar qualquer documento em relação ao caso”, finalizou o superintendente.

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