Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2008 - 06:38

I Reunião de Cúpula Brasil-União Européia no Rio de Janeiro

A II Reunião de Cúpula Brasil-União Européia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente da República Francesa e atual presidente do Conselho da União Européia, Nicolas Sarkozy; e do presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, no dia 22 de dezembro (segunda-feira)..

A II Cúpula representa momento de particular importância no aprofundamento das relações Brasil-União Européia, uma vez que, em seu contexto, será adotado o Plano de Ação da Parceria Estratégica. Esse documento constituirá a base do diálogo e da cooperação bilateral.

A Parceria Estratégica foi lançada por ocasião da I Cúpula Brasil-União Européia, realizada em Lisboa, no dia 4 de julho de 2007. Resultou da convergência de interesses das duas partes, calcada na intensidade do relacionamento econômico-comercial, na importância regional e global de ambas e no reconhecimento recíproco do potencial de cooperação e coordenação estratégica. A fluidez do relacionamento e a coordenação política em alto nível entre o Brasil e a União Européia adquirem relevância ainda maior no atual contexto de crise financeira e de aumento global da demanda energética e alimentar.

O Plano de Ação a ser adotado na II Cúpula contém propostas concretas de ação conjunta nas seguintes áreas: promoção da paz e da segurança por meio do fortalecimento do sistema multilateral; promoção da parceria econômica, social e ambiental; promoção da cooperação em ciência, tecnologia e inovação; promoção da cooperação regional e da cooperação triangular em benefício de países em desenvolvimento; intercâmbio nas áreas de educação e cultura; e aproximação das sociedades civis.

Em paralelo à II Cúpula, será realizado o II Encontro Empresarial Brasil-União Européia, que contará com a participação do presidente Lula e do presidente Sarkozy, do presidente Durão Barroso, de autoridades e empresários do Brasil e da UE.

De janeiro a novembro de 2008, o intercâmbio comercial entre o Brasil e a União Européia atingiu a cifra de US$ 77 bilhões de dólares, o que representa cerca de 22,2% do comércio total do Brasil, e um crescimento de cerca de 26% sobre o mesmo período em 2007. Segundo dados do Banco Central, em 2007, o ingresso de investimentos diretos dos 27 países-membros da UE no Brasil somou US$ 18,4 bilhões, o que representa 54,6% do total de investimentos que o Brasil recebeu naquele ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira