Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2008 - 06:54

Governo garante direito antidumping à indústria de pneus

Em uma decisão inédita, o governo resolveu aplicar um direito antidumping provisório nas importações de pneus de carga, para uso em ônibus e caminhão, provenientes da China, por meio da Resolução 79/08 da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicada 19 de dezembro (sexta-feira), no Diário Oficial da União. Com isso, o governo atendeu pedido de abertura de investigação antidumping ainda em curso da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) perante o Departamento de Defesa Comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior..

De caráter provisório de seis meses, a medida antidumping será aplicada a partir de hoje e prevê uma sobretaxa ao produto importado da China de 1,33 dólar por quilo do produto. A solicitação de aplicação de um direito antidumping provisório foi realizada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), com o objetivo de prevenir o aumento do dano material que a indústria de pneus vem sofrendo nos últimos cinco anos.

Para as fabricantes de pneus novos, a importação de pneus chineses provoca danos diretos e indiretos ao setor. A indústria de pneus aponta concorrência desleal praticada pelos produtos do país asiático, que apesar de serem fabricados com as mesmas matérias-primas – a maioria commodities internacionais -, possuírem as mesmas aplicações e atenderem aos mesmos requisitos técnicos, entram no Brasil com preços inferiores aos praticados no mercado internacional.

“As importações dos produtos chineses impediu, por exemplo, que os fabricantes de pneus novos criassem 4,5 mil postos de trabalho, com salário médio de R$ 2,9 mil, e adquirissem o equivalente a R$ 850 milhões em matérias-primas no mercado nacional, apenas em 2007”, explica o presidente da entidade, Eugenio Deliberato.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira