Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2008 - 07:02

Instituto Arcor amplia oportunidades educacionais com parcerias e ações em várias regiões do Brasil

Mais de 300 mil alunos de 1000 escolas situadas em 11 estados brasileiros participando do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar. Mais de 15 mil crianças e adolescentes, de Campinas (SP), João Pessoa, Lucena e Santa Rita, na Paraíba, beneficiadas com a Segunda Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação. Projetos de 24 escolas públicas de Contagem (MG) e vários municípios paulistas apoiados por meio do Programa Minha Escola Cresce, que chegou à sua Quinta Edição.

Múltiplas ações próprias e em parceria do Instituto Arcor Brasil, em 2008, ampliaram as oportunidades educacionais em várias comunidades onde atua a Arcor do Brasil. No ano em que completou quatro anos de atividades, o Instituto fortaleceu e ampliou suas parcerias, visando contribuir para oferecer uma educação de qualidade para crianças e adolescentes em várias regiões do país.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, que chegou à sua Quinta Edição, é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. O Prêmio é uma das ações do Programa Amigos do Mar, iniciativa nacional promovida pelo Instituto Arcor Brasil, em parceria com o Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás.

Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas. Essas aulas são oferecidas no guia de educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site http://www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download. A escola elege os melhores desenhos entre seus alunos e os envia para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos. Em 2008, pela primeira vez o Prêmio chegou à Região Nordeste do Brasil. A Escola Municipal Profa.Ana Maria Barbosa Garcia, de Mogi das Cruzes (SP), na Categoria A (1ª e 2ª séries), e a EMEF Prof. Alcides Kammer Andrade, Leme (SP), na Categoria B (3ª e 4ª séries), foram as vencedoras neste ano do Prêmio que em cinco anos já mobilizou quase 6 mil escolas e 1,5 milhão de alunos.

Em suas cinco edições, o Programa Minha Escola Cresce já deu apoio a 98 projetos de 14 municípios, sendo 13 paulistas mais Contagem. São projetos apontando para novos meios de consolidar a escola, de valorizar o espaço escolar como território de produção e multiplicação de conhecimento, um dos objetivos centrais do Programa. Na Sexta Edição, em 2009, o Programa Minha Escola Cresce será estendido para a Região Nordeste, com o apoio a dois projetos de escolas no município de Ipojuca (PE).

Outra iniciativa própria do Instituto Arcor Brasil em 2008 foi o novo módulo do Projeto Vida, Luz e Som em Bragança Paulista (SP). O Projeto visa, especificamente, facilitar triagens auditivas e visuais em alunos de escolas públicas, que de outra forma não teriam oportunidade de verificar se estão com alterações na audição e visão que prejudiquem seu desempenho educacional e sua qualidade de vida. O Projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias de educação e da saúde dos municípios beneficiados.

Entre 2005 e 2007 um conjunto de 2348 crianças de escolas públicas, nos municípios de Rio das Pedras e Bragança Paulista, no interior de São Paulo, foi beneficiado com esses exames auditivos e visuais gratuitos. Em 2008 o Projeto foi estendido para duas escolas municipais localizadas próximas à fábrica da Arcor em Bragança Paulista. No total, 446 alunos passaram por triagem auditiva e visual, sendo 225 da EM Prof. Dinorah Ramos e 221 do Centro Integrado de Ensino Fundamental e Educação Especial. Em 111 casos foram identificadas alterações auditiva e/ou visual, e os respectivos alunos encaminhados para consulta médica e demais procedimentos necessários.

O Instituto também deu respaldo em 2008, entre outras ações, à quarta edição projeto social Bem na Moda, iniciativa desenvolvida em Campinas (SP) que reúne empresários, estilistas e modelos de renome internacional, apresentando as últimas tendências na moda e em benefício de organizações que prestam relevantes serviços sociais. Neste ano foram beneficiados o hospital da Sobrapar e o Grupo Primavera. O hospital da Sobrapar (Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial) é uma entidade civil sem fins lucrativos que promove e auxilia o tratamento cirúrgico e a reabilitação de pacientes portadores de deformidades craniofaciais. O Grupo Primavera, também sediado em Campinas, difunde valores positivos às crianças e adolescentes por meio de atividades. Atualmente, o Grupo Primavera atende cerca de 400 adolescentes entre 11 e 17 anos.

Outra iniciativa apoiada pelo Instituto Arcor Brasil em 2008 foi o Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de incentivar os professores da rede pública de ensino fundamental e de espaços não-formais de educação a levar o tema das Tecnologias Sociais para o ambiente escolar. Milhares de docentes de todo país participaram do Concurso.

Além do Fundo Juntos pela Educação, do qual é gestor, o Instituto Arcor Brasil consolidou em 2008 a sua participação na Aliança Interage, um coletivo institucional, criado em 1999, que reúne organizações de cooperação internacional, fundações e institutos privados com a missão de criar condições para o fortalecimento institucional do tecido social do nordeste brasileiro, visando ao desenvolvimento de políticas e ações sustentáveis na região. Em 2008, entre outras ações da Interage, foi lançado o Portal Mobilizar e implementado o Prêmio Parcerias para o Desenvolvimento Solidário do Nordeste.

A atuação do Instituto Arcor Brasil está sendo ampliada, portanto, para vários pontos do território nacional. Sempre com o propósito de contribuir para aprimorar as oportunidades educativas, na linha de uma educação integral para a formação integral do ser humano. É uma conseqüência direta da política de responsabilidade social do Grupo Arcor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira