Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2008 - 07:06

Seriados campeões de audiência são produzidos com tecnologia Autodesk

Séries americanas ganham realismo com tecnologia para efeitos visuais.

San Rafael, Califórnia – A nova temporada de séries televisivas de maior sucesso traz produções criadas com o auxílio da linha de soluções para mídia e entretenimento da Autodesk, Inc. (Nasdaq: ADSK). Séries como Mad Men, Sons of Anarchy, NCIS, Entourage, Smallville, Pushing Daisies e Stargate – Atlantis tornaram-se mais realistas e dinâmicas por meio da tecnologia Autodesk.

O Zoic Studios, sediado em Los Angeles, possui uma carteira de produções que inclui algumas das séries mais assistidas no mundo. Para a modelagem de trabalhos como CSI, Eureka, Eli Stone, True Blood e Reaper, o Zoic Studios recorreu a uma suíte de produtos Autodesk, incluindo o software de animação, modelagem e renderização 3D Autodesk Maya; o sistema de efeitos visuais Autodesk Flame; e o sistema de composição Autodesk Combustion. O estúdio também utiliza o Maya em Fringe, o novo sucesso de ficção científica de J.J. Abrams. “Fringe é um programa empolgante, pois além de cada episódio ser único, somos desafiados a criar uma gama completa de efeitos”, ressalta Andrew Orloff, supervisor de efeitos de vídeo do Zoic. “Trabalhando com dúzias de camadas com alto nível de complexidade, o scripting customizado do Maya e seus históricos editáveis são inestimáveis. O Maya nos permite dar foco na arte e atender as necessidades de nossos clientes de forma eficiente”.

Para o drama do serial killer Dexter, a canadense Topix utilizou a solução Flame para criar um teaser promocional que mostra o principal personagem viajando pelo tempo por meio de um computador em um parque de diversões. “O maior desafio foi fazer tudo se encaixar”, disse o supervisor de efeitos visuais da Topix, Marco Polsinelli. “Dois dias, diferentes locações, câmeras distintas, muitas configurações de iluminação e muito fundo verde. Com o Flame, fomos capazes de trabalhar em uma abertura desafiadora, construída inteiramente a partir de arquivos digitais de nuvens, céu e pinturas foscas com filtros cintilantes e brilhosos. Desta forma, pudemos compor todos os elementos de maneira impecável na cena”.

Com sede em Nova York e Los Angeles, a LOOK Effects utiliza os softwares Maya e Flame nas séries Pushing Daisies, Life, Bones e Life on Mars. “As ferramentas da Autodesk permitem aos artistas e animadores criar uma mistura de efeitos realmente diversificada. Os estilos visuais destas séries vão do realismo à estilização extrema e essas ferramentas são fundamentais para o processo criativo”, afirmou Mark Driscoll, fundador e presidente da LOOK Effects.

A CafeFX, muito conhecida no universo do cinema, se aventurou no mundo televisivo a partir da mini-série épica da HBO John Adams, ganhando o prêmio Emmy de melhores efeitos visuais. As 320 cenas com efeitos especiais da série vão de pinturas foscas a extensões virtuais do set, até efeitos em 3D. Para uma cena complexa envolvendo gráficos computadorizados (CG) de água, a Cafe utilizou o Maya da Autodesk para animar personagens no convés e ainda o movimento dos pequenos barcos. “O Maya nos ajudou a usar os efeitos visuais como apoio para a narrativa, pois possibilitou uma coreografia meticulosa das atividades dos navios no porto de Boston”, declarou Jeff Goldman, supervisor de efeitos visuais da CafeFX.

Para a correção de cores, a LaserPacific Media Corporation, empresa de pós-produção ganhadora de 5 Emmys conta com o Autodesk Lustre, um sistema digital de graduação de cor, para moldar séries como Mad Men, Pushing Daisies, Crash, Medium e o piloto para a versão americana de Life on Mars. “Há dois anos aplicamos nosso conhecimento em filmes para o cinema para redefinir a base do fluxo de trabalho da TV, de hardware para software, e o sistema Lustre é a nossa opção em termos de ferramenta”, afirmou Leon Silverman, presidente da LaserPacific. “O Lustre não oferece apenas autonomia e economiza tempo e custos, mas também nos permite criar a mágica de Hollywood”.

Entre os estúdios que empregaram as soluções da Autodesk no desenvolvimento de conteúdo para a temporada 2008-2009 de programas de TV estão: . O Encore Hollywood, que conta com o sistema de efeitos visuais Autodesk Inferno, o sistema de edição e finalização Autodesk Fire e o Autodesk 3ds Max para produzir House, Mad Men, My Name is Earl, NCIS e Entourage, entre outros.

. O Entity usa as soluções Maya, Flame e Inferno na criação de Smallville, Terminator: The Sarah Connor Chronicles e ainda em alguns episódios de Entourage.

. O CIS Vancouver utiliza uma combinação do Flame, Inferno e Maya para trabalhos como Stargate: Atlantis, The L Word e no sucesso canadense, indicado ao Gemini Award, The Guard.

. O The Jim Henson Company utiliza Maya e no mental ray na produção de Sid the Science Kid.

Perfril - Autodesk, Inc. é a lí­der mundial em design de software 2D e 3D para as áreas de indústria, edificação e construção, além dos mercados de mídia e entretenimento. Desde o lançamento do software AutoCAD, em 1982, a Autodesk desenvolveu o mais amplo portfólio de soluções altamente sofisticadas em protótipos a fim de ajudar os clientes a vivenciarem suas idéias antes de serem realizadas. Empresas da Fortune 1000 contam com as ferramentas que a Autodesk desenvolveu para visualizar, simular e analisar performance no mundo real em estágios precoces no processo de design para economizar tempo e dinheiro, aumentar a qualidade e criar inovação.| www.autodesk.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira