Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2008 - 08:43

Brasilata conquista o Prêmio FINEP de Inovação 2008 na categoria Grande Empresa – Casos de Sucesso

Solenidade no Palácio do Planalto em 10 de dezembro de 2008 reconheceu as empresas mais inovadoras do país.

Em solenidade realizada em 10 de dezembro no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do Vice-Presidente da República, José Alencar; do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) premiou as empresas selecionadas para a etapa nacional do Prêmio FINEP.

Em sua 10ª edição, o Prêmio FINEP de Inovação reconhece as práticas inovadoras e disponibiliza recursos para projetos em cinco categorias: Tecnologia Social, Instituição de Ciência e Tecnologia, Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa. Atualmente os critérios mais relevantes para a premiação são o resultado do esforço inovador e os impactos sociais, ambientais e econômicos da inovação. A categoria especial Grande Empresa – Casos de Sucesso em Inovação, criada neste ano, refere-se às empresas com faturamento anual superior a R$ 60 milhões. Na edição 2008 a Brasilata foi selecionada como a primeira colocada na categoria Grande Empresa e foi representada no evento por Antonio Carlos Teixeira Álvares, Diretor-Superintendente, que recebeu o prêmio do Prof. Jacob Palis.

A Brasilata adota as técnicas japonesas de administração participativa desde 1985, com foco na visão de longo prazo, na melhoria contínua das equipes e no aperfeiçoamento das condições de trabalho. O sistema interno de sugestões “Projeto Simplificação” foi implantado em 1987, com o propósito de estabelecer um canal de comunicação de duplo sentido entre os funcionários e a cúpula da empresa. Ao longo de mais de 20 anos, o sistema registra centenas de milhares de idéias criativas que influenciam no aumento da produtividade e estimulam o meio inovador interno.

Os 900 funcionários da Brasilata, distribuídos nas três fábricas (GO, SP, RS) são contratados como inventores e dispõem de um software interno em que todos os níveis da organização se comunicam e o inventor acompanha a trajetória de sua idéia. Em 2007, o Projeto Simplificação registrou 102.869 idéias, o que resulta na média de 117,7 idéias por inventor por ano, bastante elevada até para as companhias japonesas com sistemas de sugestões.

“A Brasilata desenvolve uma extensa parceria com a Finep desde 1993, consolidando o seu perfil de empresa inovadora, mesmo atuando em um setor maduro como o mercado de latas de aço. Antes, éramos somente um fabricante de latas. Hoje temos uma infra-estrutura sólida de pesquisa tecnológica para a criação de novos produtos e processos, e mantemos uma política permanente para dinamizar o meio inovador interno”, afirma Antonio Carlos Teixeira Álvares, CEO da Brasilata, e professor da FGV-SP no Departamento de Produção e Operações Industriais, onde ministra a disciplina Inovação.

O Projeto Simplificação da Brasilata é analisado em detalhes no livro “Gestão de idéias para inovação contínua”, da editora Bookman / Artmed, lançado em setembro de 2008.

Brasilata S/A Embalagens Metálicas, R Robert Bosh, 332, Barra Funda, São Paulo, telefone (11) 3611-8122 | www.brasilata.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira