Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2007 - 06:55

Bordadeiras do Piauí expõem no Sesc Pinheiros

Cerca de 500 bordadeiras foram qualificadas com recursos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 209,4 mil. Elas receberam aulas de aperfeiçoamento do processo de produção da técnica do bordado em fio contado, conhecida como ponto de cruz.

A diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo do MTur, Carla Naves, destaca que o apoio às bordadeiras insere-se num projeto maior de desenvolvimento sustentável e integrado da Serra da Capivara. "O intuito foi fortalecer o saber fazer tradicional da região e, com isso, oferecer ao turista produtos com identidade cultural, além de reforçar a imagem do destino turístico", observa a diretora.

A história das artesãs de Dom Inocêncio, localizado no Polígono das Secas, está ligada ao padre Manuel Lira Parente. Preocupado com as condições de subsistência da população do semi-árido, ele criou, na década de 60, uma entidade sem fins lucrativos - a Fundação Ruralista - com o objetivo de fixar o homem na terra. Gerações de mulheres passaram pela fundação para aprender a bordar em fio contado. As peças das bordadeiras do Piauí já foram apresentadas em países europeus, nos Estados Unidos e em diversos estados brasileiros.

Atualmente, "Bordados da Caatinga" é uma marca da fundação, que tem como mestra a bordadeira Maria da Conceição Leal, que irá ministrar oficina de bordado durante a exposição. Haverá ainda palestras e cursos sobre princípios organizacionais para o terceiro setor, apresentação de musical sobre cantigas de trabalho e mostra de vídeos. O público poderá não apenas ver, como também comprar peças como toalhas de mesa, bandeja, lavabo, banquete, capas de almofadas, entre outros itens que trazem bordados com temáticas variadas como grafismos, florais, pássaros. Os produtos são confeccionados em linho, cânhamo e sacovê.| Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira