Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2008 - 09:10

Light Esco cresce 145% em 2008

Empresa ampliou área de atuação e aumentou carteira de clientes.

A Light Esco, empresa de comercialização de energia e serviços do Grupo Light, cresceu em 2008, se comparado com o ano passado, 145% na atividade trader (atuação direta na compra e venda de energia) e registrou um aumento em sua carteira de 30 para 55 clientes. Deverão ser comercializados 430 GWh esse ano frente aos 175 GWh de 2007.

Além da atividade trader, a Light Esco trabalha na intermediação de negociações de compra e venda de energia (broker) e na representação e consultoria para consumidores livres. Na atividade broker, que teve início na empresa em 2007, o montante envolvido será de cerca de 1.360 GWh, para uma carteira de dez clientes.

Na área de comercialização, destaca-se a negociação com a Votorantim Energia, que fechou contrato de longo prazo com a Light Esco para compra de até 100 MW médios. Os volumes totais negociados pela Light Esco em 2008 chegaram a 220 MW médios de energia em contratos de longo prazo com grandes clientes, o que representa um faturamento futuro assegurado de cerca de R$ 3,4 bilhões em valores atuais, durante os períodos contratuais.

A Light Esco também ocupa posição de destaque no mercado na área de serviços, estando entre as maiores neste segmento. Neste ano, a área de serviços de energia e infra-estrutura obteve um aumento estimado de receita de 110% em relação a 2007. Destacam-se os negócios desenvolvidos na atividade de ESCO , ou seja, Empresa de Serviços de Conservação de Energia, cujos principais projetos tem como objeto a construção, reforma e automação de centrais de água gelada. Negócios como esse foram fechados com o Condomínio do Edifício Santos Dummont e a Academia Brasileira de Letras. A Light Esco também tem atuado fortemente na gestão e construção de ramais e subestações, além de estar negociando sua participação na implantação da infraestrutura de importantes projetos de centros empresariais e pools hoteleiros no estado do Rio de Janeiro. Adicionalmente, em 2008 foi criada a empresa de propósito específico EBL, cujos sócios são a Light Esco, BR Distribuidora e Ecoluz, para desenvolvimento de projetos específicos de eficiência energética .

Em 2008, a Light Esco conquistou ainda mais espaço fora da área de concessão do grupo Light. Além do Rio de Janeiro, a empresa tem clientes em São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Paraná. Unilever, Ambev, GM, Gerdau, Vulcan, Michelin e Dedini são alguns dos clientes da Esco.

"O ano de 2008 foi importante para a Light Esco, que se consolidou no mercado livre como uma das empresas comercializadoras que mais cresceram, reunindo numa só empresa serviços de comercialização e de ESCO", afirmou o Superintendente Marco Antonio Donatelli. De acordo com o executivo da Light Esco, a empresa continuará em 2009 atuando em compra e venda de energia e em projetos de eficiência energética, assim como em consultoria para consumidores e geradores, tanto no mercado livre como no mercado de energias incentivadas, de PCHs e biomassa, por exemplo, abrangendo todo o território nacional.

Perfil da Light Esco - A Light Esco foi criada em 2000 com o objetivo de prestar serviços relacionados à energia em todo território nacional. Como comercializadora, atua no mercado livre e de fontes alternativas, negociando cerca de 1.790 GWh em 2008, inclusive para muitas empresas fora da área de concessão do Grupo Light. Como prestadora, realiza serviços de energia elétrica e infra-estrutura voltados às soluções energéticas para os clientes.

A Light Esco é a pioneira no Brasil na implementação da solução tipo District Cooling (Centrais de produção e distribuição de água gelada), a mais eficiente em termos energéticos e operacionais para o condicionamento ambiental, em larga escala, de grandes conjuntos de prédios, atuando em hotéis, shoppings centers, condomínios e estabelecimentos empresariais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira