Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/12/2008 - 09:16

Aos 55 anos, SENAI/SC registra 1,5 milhão de matrículas

Nove em cada dez egressos da instituição garante emprego durante ou logo após a conclusão do curso.

Florianópolis - O SENAI/SC registra mais de 1,5 milhão de matrículas em seus 55 anos de existência, que serão completados no dia 1º de janeiro de 2009. O número corresponde a um terço da população de Santa Catarina hoje ou a 2,5 vezes o atual contingente de trabalhadores da indústria. "São números expressivos e importantes, mas mais importante que o aspecto quantitativo é a qualidade dos profissionais formados", afirma o presidente do Sistema FIESC, Alcantaro Corrêa. "São pessoas que ajudam a construir uma indústria de excelência, capaz de disputar os mais acirrados mercados internacionais".O SENAI/SC tem seu foco no desenvolvimento do setor industrial de Santa Catarina, missão que cumpre com a formação de profissionais conscientes da necessidade constante de inovar e melhorar a eficiência, sempre buscando a excelência do desempenho das empresas onde atuam. O SENAI oferece cursos de todos os níveis - básico à pós-graduação - formando pessoas capacitadas para assumir qualquer tipo de responsabilidade nas empresas - das funções elementares à gestão.

Focando seus cursos nas demandas do setor industrial, o SENAI/SC oferece cursos de qualificação (curta duração), aprendizagem industrial (um ano de duração), técnico (dois anos), superiores de tecnologia (três anos, em média) e pós-graduação (em nível de especialização). Além disso, a instituição oferece o Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional, no qual os alunos realizam dois cursos, o técnico e o ensino médio, de maneira concomitante.

A instituição também oferece soluções ao setor industrial no desenvolvimento de modelos de gestão, implantação e desenvolvimento de novas tecnologias, meio ambiente e serviços laboratoriais. "Tanto na educação quanto nos demais serviços a atuação tem sempre a perspectiva de capacitar melhor as empresas. Queremos que nossos alunos cheguem ao setor produtivo com esta visão, assim como nossos consultores e técnicos prestadores de serviços", afirma o diretor regional Sérgio Roberto Arruda.

Instituição registra mais de 70 mil matrículas por ano - Aos 55 anos, o SENAI/SC se consolidou como a maior instituição de ensino de Santa Catarina. Em 2008, a entidade registrou mais de 70 mil matrículas. O índice de empregabilidade também é elevado, com mais de 91% dos alunos dos cursos técnicos e superiores garantindo vaga no mercado de trabalho até o final do curso ou poucos meses após a formatura. A instituição também registra mais de 220 mil horas anuais de consultorias, pesquisa e serviços laboratoriais. São mais de 15 mil serviços, prestados a mais de 1,5 mil empresas.

Criação do SENAI/SC foi articulada pela FIESC - Criado por meio da portaria 33/53 do Departamento Nacional do SENAI, de 1º de outubro de 1953, o Departamento Regional do SENAI/SC começou a funcionar oficialmente no dia 1º de janeiro do ano seguinte.

O reconhecimento oficial da Federação, em 1953, três anos após a fundação, deu viabilidade à autonomia do SENAI no estado. Até então as atividades da instituição eram coordenadas pela 7ª Delegacia Regional, sediada em Curitiba. Para a consolidação do novo Departamento, no dia 28 de dezembro de 1953 o Conselho Regional foi oficialmente instalado e realizou a primeira reunião.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira