Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2008 - 07:12

Alcoa e ORKLA ASA decidem trocar ações de empresas nórdicas de alumínio

A Alcoa receberá participação de 50% na Elkem Aluminum e a Orkla terá 45% da SAPA Extrusions.

A Alcoa anunciou ter firmado acordo com a ORKLA ASA para trocar suas respectivas participações em uma parceria de redução de alumínio na Noruega e em uma joint venture de extrusão na Suécia, visando a maior concentração nas áreas de conhecimento técnico e melhores práticas de cada uma das empresas.

A Alcoa receberá a participação de 50%, pertencente à Orkla, na Elkem Aluminum ANS, enquanto a Orkla receberá os 45% de ações pertencentes à Alcoa na SAPA, empresa especializada em perfis extrudados de alumínio. A transação deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2009.

A Elkem Aluminum, que passará a pertencer totalmente à Alcoa após essa transação, abrange unidades de redução de alumínio em Lista e Mosjoen, na Noruega, com produção total de 282 mil toneladas anuais. O acordo efetuado inclui também a participação da Elkem em uma fábrica de anodos recentemente aberta em Mosjoen, na qual a Alcoa já possui participação de cerca de 82%.

A aquisição dessas novas fábricas amplia a capacidade global de produção de alumínio da Alcoa para mais de 4,7 milhões de toneladas/ano, tornando a empresa a maior produtora mundial de alumínio primário.

“Esta iniciativa constitui um passo importante no processo estratégico de fortalecer os negócios de produção de alumínio e de anodos e retirar-se da produção de extrusões de liga mole”, afirmou Klaus Kleinfeld, presidente mundial da Alcoa. “Vamos assumir o controle de negócios em que reconhecidamente somos os lideres mundiais – duas plantas de redução de alumínio com contratos de fornecimento de energia de longa duração e uma produtora de anodos que desempenha papel fundamental para suportar nossas operações na Europa e Islândia. Este acordo faz muito sentido estratégico e financeiro tanto para a Alcoa quanto para a Orkla.”

A fabricante de perfis SAPA, que será 100% de propriedade da Orkla após a conclusão desta transação, é uma destacada produtora independente de extrusões de alumínio, atuando em 15 países europeus, além de Estados Unidos e China. A joint venture SAPA foi criada em Julho de 2007, quando a Alcoa uniu sua produção de liga mole com a SAPA, que pertencia à Orkla.

As duas empresas continuarão a partilhar a tecnologia do processo carbotérmico que a Alcoa está desenvolvendo em conjunto com a Elkem e que se encontra na fase de pesquisa e desenvolvimento. Esse processo constitui uma nova tecnologia que tem potencial para produzir alumínio a custo menor, graças a custos de conversão mais baixos, menor consumo de energia, menos emissões e a um custo de capital inferior ao do processo tradicional de redução. Essa tecnologia também poderá proporcionar custos substancialmente menores para a produção de outros metais.

Perfil da Alcoa - Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Perfil - Na América Latina e Caribe a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. | Site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira