Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2008 - 07:30

Rolls-Royce recebe contrato para fornecer trent 60 para mina de níquel na nova Caledônia


Dois conjuntos geradores Rolls-Royce Trent 60 foram selecionados para fornecer energia a uma nova mina de níquel na Província Setentrional da Nova Caledônia, no Pacífico Sul.

O projeto de 3.8 bilhões de dólares em Koniambo, uma nova mina aberta de longa duração e baixo custo, será capaz de produzir 60.000 toneladas de ferro-níquel por ano após o processamento do primeiro minério, o que se espera para o primeiro semestre de 2011.

A Koniambo Nickel SAS, uma “joint venture” entre a Xstrata Nickel e a Société Minière du Sud Pacifique (SMSP), selecionou duas unidades de turbinas bi-combustível Trent Wet Low Emissions (WLE), que gerarão até 46MW de energia elétrica, para complementar dois conjuntos de turbinas a vapor de 135MW. Os Trent fornecerão energia pelos próximos 25 anos.

Charlie Athanasia, vice-presidente de Geração de Energia do setor de negócios de Energia da Rolls-Royce, declarou: “O Trent é a mais potente turbina derivada de um motor aeronáutico disponível para geração de energia. Sua capacidade de suportar grandes variações de carga a torna a escolha ideal para essa aplicação de mineração. Esse é nosso terceiro contrato na região do Pacífico para fornecimento de equipamento de energia para a indústria de mineração.”

Encomendas anteriores haviam sido feitas pela Babcock and Brown Power (ex-Alinta Energy) para conjuntos geradores a serem instalados em uma distante mina de minério de ferro na Austrália Ocidental e em uma estação de força na Tasmânia.

Os motores Trent 60 serão fabricados na instalação da Rolls-Royce em Montreal, Quebec (Canadá) e a preparação da embalagem para os conjuntos geradores será feita nas instalações da empresa em Mount Vernon, Ohio. A entrega de ambas as unidades está prevista para o terceiro trimestre de 2009, com a geração de eletricidade devendo ocorrer a partir do terceiro trimestre de 2010.

Perfil - A Rolls-Royce, líder mundial em sistemas de energia e serviços para uso em terra, mar e ar, estabeleceu uma forte posição em mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e energia. A empresa tem clientes de energia em quase 120 países.

A Nova Caledônia é uma ilha pertencente á França e situada no Pacífico Sul, a leste da Austrália e a noroeste da Nova Zelândia. A mina de Koniambo está situada próxima a Kone, capital da província Setentrional, na Nova Caledônia, a 15km do litoral. A Xstrata Nickel, um dos negócios de “commodities” do Xstrata Group, é a quarta maior produtora de níquel do mundo, com sua produção anual de mais de 116.000 toneladas de níquel refinado. A sede é em Toronto (Canadá) e a empresa possui instalações de mineração no Canadá, República Dominicana, Austrália e Noruega, além de projetos na Nova Caledônia, na Tanzânia e no Brasil.

A Société Minière du Sud Pacifique (SMSP) é a maior exportadora de minério de níquel (laterite) da Nova Caledônia e maior fornecedora de minério do mundo. A SMSP também é proprietária de 51% das ações de uma usina de processamento na Coréia do Sul, em parceria com a POSCO, com uma capacidade nominal de 30.000 toneladas de níquel contido em ferro-níquel. Oitenta e sete por cento da SMSP são de propriedade da Société de Financement et d'Investissement de la Province Nord (SOFINOR), uma empresa semi-pública controlada pela Província Setentrional da Nova Caledônia.

Mais de 50 turbinas industriais a gás Rolls-Royce — incluindo Avon, 501, Olympus e RB211 — já foram entregues a operadores na Austrália para fornecer energia a instalações tais como hospitais em Melbourne, Dandenong e Alfred, fábricas de pneus, gráficas, empresas de mineração e plataformas “offshore” de petróleo e gás.

A Rolls-Royce é um importante fornecedor da estatal brasileira Petrobras, particularmente no setor de petróleo e gás. Desde 2001, a Petrobras encomendou 27 pacotes de geração de energia acionados por turbinas a gás RB211 para serviço offshore, no valor de mais de US$ 300 milhões. Quando todos os 27 pacotes estiverem operacionais, os motores Rolls-Royce estarão fornecendo energia para produzir mais da metade de todo o petróleo no Brasil.

Por mais de 85 anos a Rolls-Royce tem tido um importante papel no desenvolvimento das indústrias de aviação civil, defesa e marítima da Austrália.

As companhias aéreas de bandeira Qantas e Air New Zealand são importantes clientes na região. A Qantas opera Boeing 747s, 767s, 717s impulsionados pela Rolls-Royce e também motores IAE V2500 (na fabricação dos quais a Rolls-Royce é parceira) em sua frota de A320 Jetstar. A Qantas é um dos primeiros clientes na região a operar o A380, impulsionado pelo Rolls-Royce Trent 900. O primeiro dos 20 aviões encomendados foi entregue em setembro.

Motores Rolls-Royce têm impulsionados aviões da Royal Australian Air Force (RAAF) desde a formação da força, em 1921. Atualmente, mais da metade dos motores instalados em aeronaves das forças de defesa da Austrália e da Nova Zelândia são da Rolls-Royce.

10. Na América do Sul a Rolls-Royce também opera nos quatro mercados. No ar, existem mais de 500 motores aeronáuticos Rolls-Royce impulsionando aeronaves de asa fixa e mais de 1.000 motores impulsionando helicópteros. No mar, são cerca de 60 embarcações de apoio offshore operando com motores Rolls-Royce e 22 navios militares usando turbinas a gás. No setor de geração de energia, mais de 30 conjuntos de turbinas a gás Rolls-Royce comercializadas recentemente, com capacidade para gerar mais de 800MW de energia em instalações terrestres e offshore. A Rolls-Royce mantém contratos de manutenção a longo prazo em todos esses mercados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira