Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/12/2008 - 07:32

França convida brasileiros para falar sobre Josué na Universidade Paris 8

A Universidade Paris 8, da França, realizará entre os dias 15 e 17 de janeiro, o Colóquio "Josué de Castro no século XXI - a atualidade da obra e do pensamento de Josué de Castro". O evento faz parte das comemorações pelos 40 anos de existência da instituição, onde Josué de Castro foi um dos primeiros professores.

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, serão palestrantes do evento, atendendo a convite do organizador, o professor Alain Bué, que leciona na instituição e foi assistente e amigo de Josué de Castro.

Outros três conselheiros do Consea farão palestras no evento: Chico Menezes, que também representa o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), Malaquias Filho e Sônia Lucena, ambos professores da Universidade Federal de Pernambuco e estudiosos da obra de Josué de Castro.

O Brasil estará representado também pelo deputado federal Fernando Ferro (PT-PE), pelo sociólogo Renato Carvalheira e pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, Anselmo Bezerra que - também realizarão exposições sobre o compatriota, que este ano completaria 100 anos de nascimento.

No dia 17 de janeiro, no encerramento do colóquio, será exibido o filme "Josué de Castro, cidadão do mundo", do diretor brasileiro Silvio Tendler.

Josué de Castro foi um brasileiro dos mais ilustres, indicado três vezes ao Prêmio Nobel - duas vezes ao Nobel de Medicina e uma vez ao da Paz. Ele nasceu em1908 no Recife e faleceu em 1973 em Paris. Foi médico, geógrafo, sociólogo, escritor e político.

Colóquio Internacional "Josué de Castro no século XXI - a atualidade da obra e do pensamento de Josué de Castro", de 15 a 17 de janeiro, a partir das 9 horas, na Universidade Paris 8, França.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira