Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2008 - 07:39

Menos calorias, mais saúde

Além dos resultados estéticos, estar com o peso em dia ajuda a prevenir várias doenças.

Brasília – Todo final de ano é a mesma coisa. As academias, as clínicas de estéticas e os consultórios de nutrição e de endocrinologia ficam lotados de pessoas interessadas em eliminar os quilos extras adquiridos ao longo dos meses. Porém, muito mais que uma questão de estética, estar com o peso em ordem é uma questão de saúde. Afinal, são muitos os problemas causados pelo excesso de gordura no corpo, entre eles a obesidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% da população mundial apresenta algum problema relacionado à obesidade, já encarada como uma epidemia mundial. Só no Brasil, cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso. Desse total, mais de 10 milhões são considerados obesos, de acordo com os padrões estabelecidos pela OMS e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O consumo de alimentos industrializados, açúcar e gordura, a falta de atividade física e fatores genéticos são os principais fatores que desencadeiam a obesidade. O excesso de peso, por sua vez, contribui para o aparecimento de doenças respiratórias, motoras, cardiovasculares e também para o desenvolvimento de neoplasias, comuns nos casos de obesidade. Para diagnosticá-la, os médicos usam o Índice de Massa Corporal (IMC). Porém, o endocrinologista José Augusto Pinto Serrano, explica que muitas pessoas com o IMC abaixo de 25 kg/m2, considerado normal, precisam ficar atentas ao acúmulo de gordura visceral, a conhecida “barriga de chopp”. “Ela também causa o risco de doenças cárdio-metabólicas. Nestes casos, a avaliação na prática é feita pela medida da cintura na região da cicatriz umbilical. A circunferência é considerada normal para homens medidas menor ou igual a 90 centímetros e, para mulheres, menor ou igual a 80 centímetros”, avisa o médico.

Serrano explica que o acúmulo de gordura no abdômen se relaciona à presença de síndrome metabólica, conjunto de comorbidades como resistência insulínica, diabetes, hipertensão, dislipidemias, apnéia do sono e outras que, quando presentes, aumentam o risco de morte por problemas cardiovasculares. Quem tem esse perfil precisa procurar o médico e submeter-se a uma avaliação criteriosa. O personal trainer Vítor Campos Nogueira afirma que, em relação a obesidade, a maior preocupação é com a dificuldade do tratamento mas, o principal meio de combate, segundo ele, deve ser a prevenção. “A atividade física regular pode ser considerada uma das profilaxias. Estudos revelam que o sedentarismo é responsável por cerca de um terço das mortes por doença coronariana, câncer de cólon e diabetes”, alerta o professor.

A nutricionista e presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), Simone da Cunha Santos, explica que, para recuperar o peso normal, a pessoa precisa adotar, também, uma alimentação balanceada. Alimentar-se a cada três horas e incluir na dieta produtos de todos os grupos alimentares é o primeiro passo. Como a obesidade é uma doença inflamatória, o cardápio precisa ter alimentos com propriedades antiinflamatórias. “Outra dica é dar preferência aos carboidratos complexos e integrais e de baixo índice glicêmico, com alto consumo de fibras. Dentre as gorduras, priorizar azeite, abacate e oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas, além de excluir a gordura trans”, recomenda.

Porém, mesmo com essas atitudes, muitas pessoas precisam de uma ajuda extra. São aqueles pacientes que apresentaram falhas no tratamento de mudanças nos hábitos alimentares e atividade física continuada e que possuem IMC maior que 27. “Nesses casos, o uso da medicação é recomendada”, afirma o endocrinologista. Nos casos em que, por duas tentativas o tratamento clínico convencional falhou, agravando os fatores de risco e aumentando as chances de uma fatalidade, Serrano diz que é recomendada a cirurgia bariátrica. “Normalmente estes pacientes estão com IMC acima de 40, com graves comorbidades”, alerta.

Queimando calorias – A atividade física, quando bem conduzida, pode aumentar a taxa metabólica basal, que é o numero de calorias do corpo quando está em repouso. Vítor diz que, além de ajudar a queimar calorias, ela reduz o apetite. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados antes de pegar o tênis e sair correndo por aí. Fazer uma avaliação médica, aquecer, alongar, ter atenção com a postura, usar calçados e roupas adequadas, além de procurar um profissional de Educação Física são as dicas do personal trainner. “Esses cuidados previnem lesões durante e após o exercício”, afirma.

Atividades como natação, spinning, step, lutas e treinos intervalados na ergometria são indicadas para quem quer perder peso. “Elas são extremamente eficazes e recomendáveis para o processo de redução da gordura corporal. E aí vai uma dica: descubra que atividades, eficientes para o seu objetivo, lhe dão mais prazer, tenha paciência e persistência. Dessa maneira, a pessoa não conseguirá viver sem atividade e fará delas a melhor hora do dia”, garante.

Perfil da Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Aliados do emagrecimento: Óleo de coco - Aumenta a produção de calor no organismo, estimula o metabolismo, queima as gorduras e converte as calorias em energia.

Chá verde e chá branco: Ambos são de origem da planta Camellia sinensis. São digestivos, aceleram o metabolismo e ajudam a queimar gordura.

Chá de amora miúra: Melhora o funcionamento do fígado e dos rins, diminui a pressão arterial e a taxa de glicemia.

Lecitina de Soja: Rica em colina e fosfatidilcolina. Estes nutrientes são responsáveis pelo metabolismo, transporte de gorduras e no desenvolvimento cerebral humano.

Fibras: Regularizam o funcionamento do intestino e previnem o diabetes e o câncer de cólon.


O IMC.: IMC = peso ÷ (altura x altura):

Classificação | Situaçâo

Menor que 18,5 | Magreza

18,5 a 24,9 | Normal / risco baixo

25 a 29,9 | Sobrepeso / risco baixo

30 a 34,9 | Obesidade grau I / risco elevado

I35 a 39,9 – obesidade grau II | Obesidade grau II / risco elevado

Maior ou igual a 40 | Obesidade grau III / risco elevadíssimo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira