Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2008 - 07:59

Lista recheada de otimismo

Setor atacadista espera um crescimento de 10% nas vendas de materiais escolares no ano que vem.

Brasília– Depois das festividades e das férias de fim de ano é chegada a hora de arregaçar as mangas e encarar os desafios do ano que se inicia. Contas e impostos a pagar. Enfim, é assim que o cidadão brasileiro começa sua jornada anual. Para os que têm filhos, então, há um gasto a mais. Lista de material escolar na mão e pesquisa de preço nas papelarias para economizar.

Enquanto a sociedade pensa em se divertir nas férias, as empresas atacadistas desse segmento se movimentam desde o fim de agosto para atender às demandas do varejo, que geralmente começam a acontecer em dezembro. A categoria está otimista este ano e espera um acréscimo de 10% em relação a igual período de 2007, de acordo com o Sindiatacadista/DF.

Hélio Teixeira, sócio-diretor da SS Atacadista, acredita que, neste ano, a loja tenha um incremento de 5% em relação ao mesmo período de 2007. A empresa está localizada no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) e comercializa toda papelaria de expediente e materiais escolares, como caderno, lápis, borracha, régua, entre outros. Teixeira conta que o crescimento nas vendas poderia ser maior se não tivéssemos passando pela crise financeira. “A especulação em torno da atual conjuntura gera na população um receio, e muitos deixam de gastar”, afirma, pontuando que as vendas de dezembro a fevereiro do ano seguinte representam 40% do montante do faturamento anual da empresa.

Atendendo o mercado de papelaria, armarinhos e lojas de utilidades por meio de empresas do grupo que importa e revende para Brasília, a Papelaria ABC já se prepara para atender os seus clientes e espera um crescimento de 20%, em relação ao ano anterior, nas vendas de material escolar. “Estamos com muitos lançamentos e um mix de produtos diversificado. Nosso interesse é adequar o orçamento do cliente a uma lista escolar de alta qualidade, com preços justos”, explica a gerente comercial, Lucilene de Lima.

Há 29 anos instalada em Brasília, a Papelaria ABC atende mais de 80 mil clientes cadastrados no segmento corporativo, além de usuários domésticos, profissionais e estudantes. “Podemos garantir os melhores preços do mercado, já que as negociações para a volta às aulas antecederam o momento da crise cambial, salvo alguns itens de origem estrangeira que poderão sofrer reajustes na reposição”, considera Lucilene.

Estudo realizado pela TNS Interscience revela que 71% das mães estão dispostas a pagar mais caro pela marca que mais agrada a seus filhos entre três a nove anos de idade. No Brasil, os materiais escolares representam apenas 9% dessa escolha. Uma pesquisa encomendada pela Caderbrás constatou que as meninas de 11 a 14 anos querem comprar os seus próprios produtos.

Perfil: O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no Distrito Federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira