Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2008 - 18:31

Concurso elegerá nova coroa para o Rei Momo

Melhores modelos serão confeccionados em prata e ouro.

O Rei Momo do Carnaval carioca de 2009 terá uma nova coroa. O concurso “Coroa do Rei é de Ouro, é de Prata” é promovido pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) em parceria com a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio) e o Arranjo Produtivo Local de Jóias do Sebrae-RJ. Das 70 criações de todo o país, dez projetos estão na semi-final. No dia 6 de janeiro serão anunciadas as três finalistas.

Neste mês, um júri técnico - formado por Regina Machado, (coordenadora técnica de Design de Jóias da UVA), Gabriel Patrocínio (membro do Grupo Consultivo de Design do Governo do Estado do Rio de Janeiro), Gilda Chataignier (jornalista), Carla Pinheiro e Angela Andrade (presidente e diretora executiva da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro -AJORIO) – reuniu-se na sede da Ajorio para indicar os 10 melhores projetos. Entre os finalistas, uma aluna e uma professora do curso de Design de Jóias da UVA: Silvia Regina Beildeck e Renata Rose, respectivamente Dos projetos selecionados - nove são do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais - serão escolhidos os três que mais se destacaram para serem confeccionados em prata pela APL de Jóias do Sebrae- RJ. A vencedora será banhada em ouro.

O concurso recebeu 70 inscrições de estudantes e profissionais da área de design, artistas plásticos e artesãos de todo o país. “A idéia do concurso é celebrar a festa máxima carioca, com a criação de objetos extraordinários representantes desta cultura, que são as jóias do Rei Momo”, explica a professora Regina Machado, coordenadora técnica de Design de Jóias da UVA-campus Barra.

Para a presidente da AJORIO, Carla Pinheiro, a escolha foi difícil devido às propostas inovadoras dos projetos concorrentes, que não fugiram do tema e apresentaram conceitos diversos. A designer Regina Machado enfatiza a criatividade e a qualidades dos projetos: “Alguns trilharam o caminho da alegria e brincadeira e outros trabalharam com a ambigüidade maliciosa das marchinhas de carnaval. Houveram também os que os conceitos principais foram a sofisticação e a modernidade do design, sem esquecer dos que privilegiaram a preciosidade do trabalho feito à mão.”

Os melhores trabalhos serão expostos em eventos itinerantes em todo o país.

No dia 6 de janeiro serão anunciadas as três coroas finalistas e a que será banhada a ouro para ser usada pelo Rei Momo do Rio, Milton Rodrigues. As três coroas finalistas participarão de uma série de eventos durante o Carnaval 2009. O designer vencedor receberá passagem aérea para a maior feira de jóias da América Latina, a FENINJER, que acontece em São Paulo, de 14 a 17 de fevereiro de 2009. No mesmo evento acontecerá uma exposição sobre o concurso

“A Ajorio, representando o APL de Jóias do Sebrae- RJ, sempre valoriza propostas trazidas pelos seus parceiros e a UVA está entre os mais ativos. A idéia da UVA foi abraçada por acreditarmos em projetos que nos permitam trabalhar com outros setores, simultaneamente. Neste caso, jóias e a indústria do carnaval. Este é um projeto que tem a cara do Rio de Janeiro e que ainda mescla-se moda, turismo e carnaval”, explica Angela Andrade, diretora-executiva da Ajorio.

Os projetos/autores selecionados: 1) Ana Claudia Lopes Galvão – projeto inspirado em confetes e serpentinas | 2) Carla Moreira Pereira Abras – projeto faz alusão à Apoteose e ao Morro do Corcovado | 3) Carla Naschpitz (Rhada) – projeto inspirado no antigo e tradicional carnaval de rua do Rio de Janeiro | 4) Eveline Vieira – Confetes e Serpentinas | 5) Margareth Cardoso – projeto inspirado no Pão de Açúcar | 6) Regina Célia de Castro Boanada – projeto inspirado nos arcos da Apoteose, na explosão dos fogos de artifício e motivos da Grécia Antiga | 7) Renata Rose – De Rei e de Louco Todo Momo Tem um Pouco | 8) Renata Rose – Banana Engorda e Faz Crescer | 9) Silvia Regina Beildeck – Confetes e Serpentinas | 10) Vanessa de Menezes Lages – Complexidade do Carnaval.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira