Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2009 - 08:13

Época de chuva aumenta a preocupação com a dengue

Prevenção é a única forma de evitar a doença. Além dos cuidados básicos com a casa, medicamento homeopático se revela como um aliado para quem deseja passar longe da enfermidade.

Brasília – O verão chegou e, como ele, as chuvas. Apesar de ser a estação das férias e da diversão, as pessoas precisam ficar atentas a um mosquito pequeno, porém perigoso: o Aedes Aegypti. É nessa época do ano que o transmissor da dengue encontra as condições favoráveis para se proliferar, preocupando autoridades de saúde de todo o Brasil. E não é à toa. Somente nos três primeiros meses deste ano, foram registrados mais de 120 mil casos da doença no país. Segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde, do total registrado, 647 foram confirmados como sendo de febre hemorrágica de dengue, que causou 48 óbitos. Há ainda 26 casos de pessoas que morreram de outras complicações de saúde após contraírem a doença.

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem dois tipos, a clássica e a hemorrágica. O primeiro se caracteriza por febre alta, cefaléia, dores musculares, cansaço, dores nas articulações, perda de apetite, manchas vermelhas pelo corpo e vômitos. O segundo tipo reúne todos esses sintomas, mas pode ocorrer sangramento e ocasionalmente choque, levando a pessoa à morte. Quando começam a aparecer os primeiros sinais, muitas pessoas confundem com gripe ou outra virose qualquer e se automedicam com antiinflamatórios, predispondo ainda mais o organismo a fenômenos hemorrágicos.

“A automedicação nunca é indicada. Em caso de suspeita de dengue, o paciente deve procurar um posto de saúde ou hospital para um diagnóstico preciso e orientações corretas do tratamento a ser seguida”, alerta a farmacêutica da Farmacotécnica, Danyelle Peres Ávila. Especialista em Homeopatia, Danyelle foi aluna da médica homeopata Ana Teresa Doria Dreux, do Rio de Janeiro, idealizadora de um composto homeopático voltado para a prevenção e o tratamento da dengue. “Acho interessante a divulgação desse trabalho, pois estamos no verão que é o período em que ocorrem as epidemias”, defende.

Para se chegar à formula, foi feito um estudo clínico de oito anos. Nesse período, foi observado que todas as pessoas que administram o medicamento como forma de prevenção fortalecem o seu organismo. “A grande maioria não apresentou a doença mesmo morando em áreas endêmicas ou, se chegaram a contraí-la, os sintomas foram mais brandos”, explica a farmacêutica. O composto para prevenção da dengue pode ser consumido sem receita médica e deve ser administrado durante todo o período da epidemia. Porém, no caso da doença diagnosticada, o medicamento só pode ser liberado com a prescrição médica.

“O composto pode ser utilizado por qualquer pessoa, independente da idade. No caso de crianças é mais aconselhável a manipulação em glóbulos, que são ‘bolinhas’ de sacarose. Para adultos, a manipulação é preferencialmente na forma líquida”, afirma Danyelle, lembrando que as oito unidades da Farmacotécnica estão aptas a manipularem o medicamento preventivo contra a dengue. “Devemos nos prevenir cuidando das nossas casas para evitar possíveis focos de proliferação do inseto e também fortalecer nosso organismo. Principalmente quem reside ou trabalhas em regiões endêmicas, deve consumir o composto durante todo o período da epidemia”, conclui.

Sobre a Farmacotécnica – A Farmacotécnica – Instituto de Manipulações Farmacêuticas, empresa genuinamente brasiliense, oferece assistência farmacêutica há mais de 30 anos com o objetivo de dar opções ao médico de prescrever o medicamento sob medida e na dose certa para cada paciente. Para isso, trabalha com farmacêuticos especializados credenciados pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). A sua missão é manipular medicamentos com precisão, produzir e comercializar produtos diferenciados no mercado. Atualmente, a Farmacotécnica conta com oito farmácias equipadas com laboratórios de última geração. Sua estrutura compreende laboratórios de sólidos, semi-sólidos e de líquidos, uma indústria de cosméticos, laboratórios de controle de qualidade, e uma chácara de cultivo de ervas medicinais.

Sintomas da Dengue:- Dor de cabeça e nos olhos | - Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus) | - Dor nos músculos e nas juntas| - Manchas avermelhadas por todo o corpo | - Falta de apetite | - Fraqueza | - Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Como prevenir: A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente.

- Não deixe acumular água em pratos de vasos, pneus, latas e recipientes em geral. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida | - Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo | - Mantenha as caixas de água, poços, latões e filtros bem fechados. | /www.medicina.ufmg.br/spt/dengue/infoleigos.htm

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira