Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2009 - 08:16

Família Goldschmidt – Expedição Peru


Suco de rã, ruínas e geleiras.

A viagem da Família Goldschmidt pelo Peru já completou 12 dias e continua avançando. Até agora eles já percorreram a capital Lima, as ruínas de Caral em pleno deserto e a cordilheira andina em Huaraz . A viagem tem sido intensa, com várias descobertas e muitas experiências neste fantástico país.

Em Lima, por exemplo, eles experimentaram voar de paraglider por sobre a capital, visitaram o bairro chinês, percorreram ruínas milenares no centro da cidade e andaram sobre os cavalos peruanos de Paso, uma raça originaria do Peru. Na gastronomia, conheceram o Ceviche, o prato típico peruano e até tomaram suco de rã, uma iguaria servida nos mercados da cidade.

Caral - Saindo de Lima, A família de aventureiros foi conhecer as ruínas da cidade de Caral, conhecida com a civilização mais antiga das Américas com 5 mil anos de Idade. A cidade de pedra possui 9 pirâmides escalonadas, a maior delas com 30 metros de altura. Imagine, pirâmides de 5 mil anos aqui na América do Sul.

Andes e Soroche - Seguindo seu roteiro, os Goldschmidt continuaram sua viagem pelo Peru subindo a Cordilheira dos Andes até Huaraz a 3.300 metros de altitude.

Ao chegar, a primeira coisa que a família sentiu foi o efeito da altitude, o Soroche. Devido ao ar rarefeito, o sangue transporta menos oxigênio para as células causando efeitos como dor de cabeça, enjôo, mal estar e tortura. Aconselhados por locais os Goldschmidt aderiram ao costume de mascar folhas de coca. Esta folha quando mastigada não causa nenhuma sensação especial, mas alivia os efeitos do Soroche e permitiu que nossos viajantes desenvolvessem suas atividades a grande altitude.

Huaraz: Huaraz é uma cidade de 80 mil habitantes, capital do estado de Ancash.

Encravada em uma bifurcação da Cordilheira dos Andes é considera o lugar ideal para a prática de caminhadas e escaladas no gelo. Esta atividade se desenvolve tanto na Cordilheira Branca, que tem este nome porque esta sempre coberta de neve, como na Cordilheira Negra, nomeada exatamente por nunca ter neve. Mais de 30 montanhas da região ultrapassam os 6 mil metros de altura, sendo que a maior delas é o Huscarán, a terceira maior montanha da América com 6.768 mts.

Tragédia de Yungay - Foi justamente aos pés desta montanha que aconteceu uma a maior tragédia da região. Em 31 de Maio de 1970 houve um grande tremor na costa peruana. Este tremor alcançou os Andes e causou vários desmoronamentos. O maior deles foi a queda de uma parte do cume do Huascaran. Em 5 minutos, uma torrente com 57 milhões de metros cúbicos de rochas, água e gelo desceu pelo vale arrasando tudo o que encontrava no caminho. E no caminho estava cidade colônia de Yungay, na época com 28 mil habitantes. Em segundos tudo foi coberto por lama e gelo matando, quase que instantaneamente, 25 mil pessoas. Da cidade original, ironicamente, a única que sobrou foi o cemitério, construído em cima de uma colina. Ali foram encontrados cerca de 80 sobreviventes que tiveram tempo de se refugiar. Como não havia como resgatar os mortos, todos foram deixados no local onde morreram soterrados e a área da antiga cidade convertida em um gigantesco cemitério. Ao caminhar por entre as rosas plantadas e as cruzes colocadas sobre onde antes existiam casas, sentimos um sensação estranha. Ainda se pode ver os restos da igreja e 4 das 36 palmeiras da praça principal enterradas sob 5 metros de terra. Um ônibus literalmente dobrado em dois é uma das poucas evidencias visíveis da força da natureza. Enormes pedras brancas trazidas do alto da cordilheira jazem por toda parte como testemunhas silenciosas da tragédia.

Parque Nacional de Huscaran - Durante os passeios pelos “Callejons”, os imensos vales entre as cordilheiras, visita-se pequenas vilas andinas, ruínas milenares e lagos cinematográficos.

Algumas destas vilas tem freqüentes feiras dominicais onde se pode conhecer de perto a população, seus produtos e costumes. Um dos lugares mais impressionantes da região é o Parque Nacional de Huascaran, localizado em um vale entre duas enormes montanhas. De um mirante a 4 mil metros, os Goldschmidt puderam observar 4 grandes nevados, todos acima dos 6 mil metros e o vale abaixo com dois grandes lagos. Ao descer, visitaram também duas lagoas andinas. A primeira, chamada de Orconconcha (lagoa macho) e a segunda Chinanconcha (lagoa femea). Curiosamente no meio das duas há um pequeno lago, batizado como guaguaconcha (lago bebê). Por terem origem glacial, todas as lagoas tem uma cor azul turqueza e grande profundidade. Ambas estão cercadas de grandes penhascos e glaciares que parecem se debruçar sobre os lagos para admirar sua beleza...

Glaciar Pastoruri - Há também muitos glaciares, sendo que o mais famoso deles é o Pastoruri. Prova viva dos efeitos do aquecimento global esta geleira milenar tem experimentado um recuo significado. Onde antes havia centenas de metros de gelo, hoje o gado pasta tranquilamente. Os animais mais usados nesta região são as mulas, especialista em levar cargas nas regiões mais altas. São animais extremamente adaptados a altitude e ao frio, usados pelos andinos a centenas de anos.

Chavin - A região de Huaraz é famosa também pela sua história. Foi aqui que floreceu a cultura Chavin, a 1500 anos atrás. Povo religioso e destemido, ficou conhecido por resistir aos invasores. As ruínas de seus palácio e cidades estão espalhadas pelas montanhas. O principal complexo arqueológico é Chavin de Huantar, repleto de labirintos, casas e templos. Uma das características destas ruínas são as “Cabezas Clavas”, figuras de pedra, com expressões assustadoras, incrustadas nas paredes.

Suco de rã – por Peter Goldschmidt - Tivemos também o “privilegio” de experimentar uma iguaria de Huancayo, uma província nos Andes, o Suco de rã, considerado fortificante para os ossos e músculos. Em um liquidificador foram acrescentados suco de Maca ( considerado afrodisíaco), mel, Algarrobina (extraído de um árvore do deserto) e obviamente uma bela e fresca rã. Tudo é batido por alguns minutos e servido quente. Agh! Não foi fácil encarar, mas eu e a sandra cumprimos a tarefa e tomamos a bebida anfíbia. Agora ninguém me segura!

Agora a Família Goldschmidt descerá novamente para a costa do Pacífico em direção ao oásis de Ica, produtor do melhor vinho peruano e do deserto de Nazca, onde estão as famosas linhas e desenhos feitos na areia a mais de mil anos. Aguardem a próxima etapa desta emocionante aventura.

Expedição Peru – O País dos Incas junto com a Família Goldschmidt pode ser acompanhada através do diário de bordo no site www.familiagold.com.br

A Família Goldschmidt tem o apoio das seguintes empresas.: Goldtrip - www.goldtrip.com.br | Timberland – www.timberland.com.br | Taca Airlines - www.taca.com | Pigmentum - Comunicação Visual - www.pigmentum.com.br | MTK - Artigos para aventura – www.mtkacess.com.br | Beephoto – Tudo para fotográfica – www.beephoto.com.br | TRAVEL ACE Seguro – www.travelace.com.br | Renault – www.renault.com.br | Membro da Brazilian Adventure Society - BAS

Perfil da Familia Goldschmidt - Os Goldschmidt são compostos por quatro aventureiros que juntos formam uma família muito especial. Peter, Sandra, Peter Erick e Ingrid iniciaram em 1999 suas aventuras através da América do Sul. Desde então percorreram juntos mais de 90 mil quilômetros desde os extremos da Terra do Fogo até o coração da floresta Amazônica. Desde as quentes praias nordestinas até as ilhas frias do Pacífico. Dentre as várias viagens realizadas por esta família com “rodinha nos pés”, destacamos as duas etapas da Expedição Giro Pela América. Realizadas respectivamente em 1999 e 2002, em ambas a família utilizou como meio de transporte o motorhome Pégaso, no qual viveram mais de 800 dias. Conheça cada um destes aventureiros:

Peter Paulo Goldschmidt - tem 45 anos, é empresário, escritor, consultor de turismo e videomaker. Escreveu dois livros, produziu vários documentários e hoje se dedica a sua agência de turismo e a ministrar palestras.

“Tenho tido uma vida cheia de aventuras. já passei por poucas e boas, mas aprendi que a cada dificuldade vencida, a gente cresce um pouco mais.Sou grato a Deus por cada etapa concluída.”

Sandra Yamagishi Goldschmidt - tem 45 anos e é casada com Peter há 22. Mãe exemplar é também professora e fotógrafa. Seu principal hobby é viajar (é claro!)

“Amo conhecer lugares novos, povos e culturas distintas e principalmente de fotografá-los e dividir com outras pessoas aquilo que eu vi e vivi.”

Peter Erick Goldschmidt - tem 18 anos e cursa a Faculdade de Comunicação. É alegre, ativo e sempre pronto a ajudar os outros. Revelou-se um ótimo palestrante e um excelente apresentador.

“Gosto muito de fazer as expedições com minha família. Com eles posso aprender um montão de coisas e conhecer vários lugares e culturas diferentes.”

Ingrid Goldschmidt - tem 16 anos e cursa o ensino médio. Participa ativamente do planejamento e da execução de cada expedição. Adora animais. “Quando viajo sempre procuro ver os animais nativos, pois sou apaixonada por eles.”

Expedições anteriores.: Giro Pela América - Fase 1 - 1999/2000.

A bordo do motorhome Pégaso a Família explorou em 331 dias os principais destinos turísticos do Cone Sul: Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai. Foram mais de 31 mil quilômetros percorridos, com ampla cobertura da mídia nacional e internacional.

Giro Pela América - Fase 2 - 2002/2004: Desta vez os Goldschmidt percorreram, em 434 dias as estradas do Brasil, visitando 17 estados e todas as regiões de norte a sul. Foram 60 mil quilômetros de estradas, 3 mil quilômetros navegados e um sem número de descobertas e aventuras.

A expedição formada pela equipe Família Goldschmidt teve início em 23 de dezembro de 2008, terá duração de 35 dias, e o roteiro detalhado é: Dezembro/08:* 23 a 26 - Lima | * 27 a 31 – Huaraz.

Janeiro/09: * 01 a 05 - Nazca / Ica / Paracas | * 06 a 10 - Arequipa / Cânion de Colca | *11 a 14 - Puno - Lago Titicaca | * 15 – Travessia Altiplano | * 16 a 22 - Cusco / Vale Sagrado | * 23 a 24 - Machu Picchu | * 25 e 26 - Cusco – Lima – Brasil.| www.familiagold.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira