Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/01/2009 - 08:01

Cardápio quer potencializar o turismo de negócios junto a indústria calçadista

Roteiro que irá trazer informações sobre as oportunidades de negócios para os compradores interessados no setor coureiro-calçadista, será lançado no dia 12 de janeiro, na Couromoda 2009.

A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR), realiza no dia 12 de janeiro, no Clube VIP da Couromoda localizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o lançamento do Cardápio de Negócios.

O projeto voltado a fomentar o fortalecimento do turismo de negócios e eventos junto ao setor coureiro-calçadista, irá apresentar um roteiro de negócios e pontos turísticos dos 20 Arranjos Produtivos Locais (APLs), situados nas cidades de Belém (PA); Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE); Patos e Campina Grande (PB); Feira de Santana (BA); Rio de Janeiro (RJ); Goiânia (GO); Nova Serrana, Belo Horizonte e Guaxupé (MG); Jaú, Santa Cruz do Rio Pardo, Birigui, Franca, Presidente Prudente e São Paulo (SP); São João Batista (SC); e as regiões do Vale do Paranhana e Vale dos Sinos (RS).

A publicação, editada em três idiomas, vai trazer informações que incluem desde tipos de calçados, matérias-prima e fábricas de cada pólo calçadista até os principais eventos e feiras, vinculados ao setor de calçados e componentes. Já as páginas dos atrativos turísticos irão ajudar o visitante a encontrar um lugar para se hospedar, gastronomia, onde comprar, o que visitar e as principais festas e eventos populares do local.

Conforme o presidente da Assintecal, Luis Amaral, o trabalho visa apresentar oportunidades para que tanto o turismo como os negócios do setor tenham maior apelo de divulgação e possam potencializar o desenvolvimento local e setorial. “O Cardápio pretende organizar e fornecer opções para os compradores interessados no setor coureiro-calçadista, vinculadas aos atrativos turísticos das regiões brasileiras”, explica.

Perfil da Assintecal - A Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, foi fundada em 08 de junho de 1983, com o objetivo principal de integrar as empresas brasileiras de componentes, ampliando a competitividade do segmento com ações que beneficiem toda a cadeia coureiro-calçadista. Esse esforço é traduzido em ações que valorizam o produto final brasileiro.

Com matriz em Novo Hamburgo (RS), além de sucursal em São Paulo (SP) e escritórios de atendimento em Franca (SP), Jaú (SP) e Birigui (SP), a Assintecal atua no setor de componentes, que reúne 2.368 empresas em todo o Brasil, sendo 44,7% delas no Rio Grande do Sul e 38,6% em São Paulo. Ao todo, 340 são associadas à entidade, representando 85% da produção do segmento. A Assintecal atua através de quatro áreas principais: Representação e Ações Conjuntas, Promoção e Apoio a Negócios, Informações Estratégicas e Fortalecimento da Imagem do Setor.

Para alcançar bom nível de internacionalização, além do incremento das exportações e aumento da base exportadora, a Assintecal trabalha com foco na agregação de valor aos produtos. Para isso, são necessárias ações que proporcionem sustentabilidade e valor agregado, além das atividades de promoção comercial. Com esta visão, a Assintecal e seus parceiros desenvolvem trabalhos prioritariamente voltados à inovação tecnológica e ao design. Os principais parceiros da Assintecal são APEX-Brasil, SEBRAE Nacional, SEBRAE SP, SEBRAE RS, SEBRAE MG, SEBRAEs Regionais, FINEP, ABDI, CNPQ e Ministério do Turismo.

Por meio do trabalho da entidade e das empresas, o couro e os calçados nacionais passam a apresentar um grande diferencial: o uso de componentes de qualidade, desenvolvendo, assim, não só a participação no mercado interno, mas o reconhecimento internacional.

Marca By Brasil - Dentro do Programa Setorial Integrado, desenvolvido junto à Apex-Brasil, foi criada a Marca by Brasil, que desde janeiro de 2000 identifica os produtos brasileiros no exterior. O selo agrega credibilidade aos componentes brasileiros e é utilizado pela Assintecal nos mercados onde atua, nos acordos de cooperação que possui com outros países e nas feiras que participa em todo o mundo. O by Brasil representa a qualidade dos nossos produtos, o comprometimento de nossas empresas e a certeza de bons negócios. Ele ajuda a abrir portas e, aliado às marcas das empresas, representa um grande diferencial competitivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira