Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2007 - 07:43

Representantes de 14 países participam da abertura do seminário de chefes de missão dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007

Evento conta com presença de dirigentes do Comitê Paraolímpico Internacional e do Comitê Paraolímpico das Américas.

Representantes de 14 países se reuniram no dia 12 de março, para o primeiro dia do Seminário de Chefes de Missão dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007. Neste evento, os responsáveis pelas delegações são atualizados sobre o planejamento e a organização dos Jogos e tiram dúvidas com funcionários de várias áreas do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO).

O presidente do CO-RIO e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, abriu o seminário lembrando a importância de uma cidade realizar pela primeira vez os Jogos Parapan-americanos com a mesma estrutura dos Jogos Pan-americanos. Este modelo também é utilizado pelo Comitê Olímpico Internacional, que realiza os Jogos Paraolímpicos em seguida aos Jogos Olímpicos. “É uma grande honra poder realizar os Jogos Parapan-americanos em seguida aos Jogos Pan-americanos. Temos certeza de que isso impulsionará o desenvolvimento do Movimento Paraolímpico nas Américas de maneira espetacular, levando uma grande mensagem do Brasil, em especial dos governos federal, estadual e municipal, sobre a importância do Movimento Paraolímpico em nossos países”, disse Nuzman.

Para o diretor esportivo do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), David Grevemberg, o modelo do CO-RIO poderá ser copiado por outros comitês organizadores de eventos paraolímpicos. “Este evento vai construir a base para futuros Jogos Parapan-americanos e outros eventos esportivos nas Américas para atletas paraolímpicos. Além disso, os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 são classificatórios para os Jogos Paraolímpicos de Pequim em todos os esportes, o que dá mais importância a este evento”, afirmou Grevemberg.

O presidente do Comitê Paraolímpico das Américas (APC), Andrew Parsons, destacou o ineditismo do Seminário de Chefes de Missão dos Jogos Parapan-americanos. “Pela primeira vez, realiza-se um seminário de chefes de missão de uma competição multiesportiva paraolimpica. Que bom que seja no nosso continente. A realização desse evento (o seminário) é uma demonstração do nível da competição que nos espera em agosto”, acredita.

Antecessor de Parsons na presidência do APC, o argentino José Luís Campo participa do seminário como Chefe de Missão da Argentina. Após a abertura do evento, ele pediu a palavra para felicitar o CO-RIO pela realização do seminário. “A atenção que recebi de todos foi muito boa. As apresentações são muito profissionais e eficientes, mas também têm paixão, mostrando que todos os envolvidos estão com muita vontade de fazer Jogos lindos”, afirmou Campo, que é membro do Comitê Executivo do IPC.

Além do Chefe de Missão da Argentina, participam do seminário os representantes de Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Haiti, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Os participantes ouviram no primeiro dia apresentações sobre a Vila Parapan-americana, credenciamento, alimentação, segurança, transporte e logística.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira