Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/03/2007 - 07:53

Pesquisa da Poli define os atributos que mais valorizam a localização de imóveis em São Paulo

Qualidade ambiental, acessibilidade, sistema viário e de transportes, comércio e serviços, infra-estrutura urbana e aspectos sócio-econômicos. Quais desses atributos mais valorizam a localização dos imóveis em São Paulo? A resposta para esta pergunta, que pode ser de grande valor para a tomada de decisão de incorporadoras, está em uma pesquisa que será apresentada no dia 28 de março durante o I Seminário de Pesquisas em Real Estate, promovido pelo Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (NRE/Poli-USP).

Fruto de uma dissertação de mestrado da arquiteta Andrea Pascale, a pesquisa procurou identificar e hierarquizar os atributos que qualificam as localizações residenciais urbanas, ou seja, as características de uma determinada região que atraem os potenciais compradores de imóveis.

Para identificar esses atributos, durante quatro meses Andrea ouviu 50 profissionais entre representantes de grandes incorporadoras e construtoras, arquitetos, urbanistas, profissionais ligados ao marketing imobiliário e corretores de imóveis, todos com vasto conhecimento no segmento residencial na cidade de São Paulo. “Com esse trabalho, identifiquei 74 atributos que configuram qualidade às localizações residenciais, os quais estão distribuídos em cinco grupos”, explica Andrea.

“Também foi possível verificar o peso dado pelos compradores a cada um dos grupos. Os de maior peso são os de infra-estrutura urbana e os aspectos sócios econômicos, com 25% cada um. Em seguida vem qualidade ambiental (20%), acessibilidade, sistema viário e transportes (15%) e comércio e serviços (15%).”

Eficácia comprovada – Depois de feito o levantamento e elaborada a Matriz de Atributos de Localização, Andrea a testou em duas microrregiões da cidade, uma na Vila Mariana e outra na Mooca. “O teste confirmou a eficácia da matriz para a análise da qualidade de localizações residenciais", diz Andrea. “A partir da metodologia desenvolvida na pesquisa, é possível atribuir notas para cada região estudada quanto à qualidade da localização, medir a qualidade de cada um dos atributos e identificar se estão atendidos de forma satisfatória ou se há carências.”

No caso da Vila Mariana, a nota da qualidade nesta localização foi de 8,7 e na Mooca, de 7,4. Essa melhor qualidade de localização na microrregião da Vila Mariana estudada é confirmada pelo mercado imobiliário. A região é mais procurada tanto pelos construtores como pelos compradores. Ali houve mais lançamentos imobiliários nos últimos 10 anos do que na Mooca (110 ante 67), os terrenos e unidades são mais caros e vendidos mais rapidamente.

Para o orientador de Andrea na dissertação, Cláudio Tavares de Alencar, professor do Núcleo de Real Estate da Poli, o trabalho dela é excelente e inédito. “É a primeira pesquisa no Brasil que mostra a importância da vizinhança para os compradores de apartamento”, explica. “Andrea conseguiu mostrar em seu trabalho quais os equipamentos urbanos mais valorizados por quem compra um imóvel para morar em São Paulo.”

Serviço: O I Seminário de Pesquisas em Real Estate da Poli será realizado no dia 28 de março, das 8h às 18h, na sala S 7 do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). Na ocasião, serão apresentadas 32 trabalhos de doutorado e mestrado, divididos em quatro painéis: “Comportamento de Mercados e Economia Setorial”, “Administração de Empresas e Empreendimentos”, “Planejamento de Formatação de Produtos” e “Instrumentos de Investimento em Real Estate”. Informações e inscrições: [email protected]. Veja a programação completa do evento no site http://www.realestate.pcc.usp.br/.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira