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Seminário avalia resultado de projeto que incentiva pólos produtivos

Brasília - Os resultados alcançados pelo Projeto Promos/Sebrae/BID serão apresentados no Seminário Arranjos Produtivos Locais, nos dias 20 e 21 de novembro, no Clube do Exército em Brasília (DF). Em parceria com o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), durante quase quatro anos, a Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão/ Itália (Promos) apoiou o desenvolvimento de quatro pólos no Brasil. O seminário vai celebrar o encerramento desse projeto, iniciado em 2002. Cerca de 400 pessoas, entre representantes de órgãos governamentais, instituições empresariais, especialistas, professores universitários do Brasil e da América Latina serão os participantes convidados do evento.

Os pólos apoiados por meio do projeto são o APL de Moda Íntima de Nova Friburgo (RJ); de Madeira e Móveis de Paragominas (PA); de Confecções e Artesanato de Tobias Barreto (SE) e de Calçados de Campina Grande (PB). Nesses pólos foram introduzidos o conceito e a prática dos Arranjos Produtivos Locais (APL), baseados na experiência dos distritos industriais italianos, onde associativismo, cooperativismo e governança local são os pilares da estratégia de desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Na abertura do seminário estarão presentes o presidente do Sebrae Nacional, Paulo Okamotto; o representante do BID-Promin, Donald Terry; o embaixador da Itália no Brasil, Michelle Valencise; e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Luiz Henrique Fonseca. Uma mostra paralela vai apresentar a evolução dos produtos dos quatro pólos apoiados. O lançamento de livros sobre os APL e o relatório técnico final do projeto também consta na programação do evento.

O Projeto Promos/Sebrae/BID apoiou e capacitou 400 empresários em associativismo, cooperativismo, empreendedorismo, gestão de negócios, formação de lideranças, governança local, processos produtivos, design, comércio exterior, entre outros temas. "Cada pólo criou maturidade para caminhar, agora, com suas próprias pernas", afirma Paulo Volker, coordenador nacional do projeto pelo Sebrae.

Segundo a metodologia de execução de projetos do BID, denominada Marco Lógico, os 40 objetivos do Promos foram totalmente concretizados. Além dos 400 empresários capacitados nos quatro APL, um grande número de profissionais e trabalhadores das quatro cadeias produtivas também participaram das oficinas e cursos ministrados por meio do projeto. "Como eram abertos ao público, podemos dizer que um número muito maior de pessoas foi beneficiado pelas ações do Promos", observa Volker.

Indicadores positivos - Além de mensurar as metas alcançadas, o BID também faz monitoramento de desempenho nas empresas capacitadas pelo projeto. Em Campina Grande (PB), por exemplo, as empresas do pólo calçadista aumentaram suas vendas para o exterior, em média de 355%, no período de 2002 a 2006. No APL de Moda Íntima de Nova Friburgo (RJ), a remuneração média dos empregados cresceu 199%, no mesmo período.

As empresas moveleiras do pólo de Paragominas (PA), passaram a ser 179% mais participativas. Esse foi o índice de crescimento da participação das empresas nas atividades de cooperação nesse APL. Já em Tobias Barreto (SE), o volume de produção total do Pólo de Confecção e Artesanato cresceu 74%, durante o projeto. "Os pólos vão continuar crescendo, não temos nenhuma dúvida quanto a isso", ressalta o coordenador do Promos no Sebrae.

Outros resultados - Em Nova Friburgo (RJ), a prefeitura municipal criou o Centro de Formação para Trabalhadores do Setor de Moda Íntima , onde já foram capacitados 610 profissionais. Desse total, 20% foram absorvidos pelo mercado e 2% deles abriram seus próprios negócios. Ao todo o Sebrae ministrou 7.494 horas de capacitações, formação e treinamento na área de produção nesse centro de formação.

No município de Tobias Barreto (SE), 22 empresas de trabalharam durante seis meses no desenvolvimento de uma coleção de cama, mesa e banho, orientadas pelo Instituto Europeu de Design (IED), de Milão. O IED é uma das instituições de design mais famosas e reconhecidas do mundo.

Em Campina Grande (PB), 27 alunos formaram-se em Design Estratégico, com orientação do Instituto Politécnico de Milão. Quatro deles passaram um ano na Itália como bolsistas, fazendo curso de pós-graduação em design e retornaram para trabalhar no pólo calçadista paraibano.

Em decorrência do Projeto Promos em Paragominas (PA), a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmou parceria com o Instituto Politécnico de Milão e juntos vão implantar o curso de mestrado em Design para Movelaria.

Centros de Serviço - O Projeto Promos será encerrado, mas o BID prosseguirá apoiando dois setores. Um convênio entre o banco e os governos estaduais de São Paulo e do Amazonas será firmado, nos próximos meses, para viabilizar a criação de dois centros de serviço. A iniciativa vai possibilitar a instalação de novos equipamentos e a transferência de tecnologia, a serem compartilhados por empresários de um mesmo setor, num mesmo território. "A aquisição individual de tais equipamentos e tecnologia seria muito cara e praticamente impossível para empresários brasileiros de pequenas empresas", esclarece Volker.

O Centro de Serviço Metal-Mecânica vai contemplar as empresas da região do ABC paulista. O Centro de Serviço Madeira e Móveis apoiará as empresas dessa cadeia produtiva no estado amazonense. Sebrae Nacional e empresários da região italiana de Marche serão parceiros da nova empreitada do BID. A Instituição será responsável por 50% dos recursos destinados à instalação dos dois centros de serviço.

O Seminário Arranjos Produtivos Locais/Projeto de Cooperação Brasil-Itália, acontece nos dias 20 e 21 de novembro, no Clube do Exército de Brasília. Por: Vanessa Brito | Sebrae

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