Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/01/2009 - 10:04

Grupo amplia mercado interno e parte para internacionalização

Bonaparte investe em expansão e prepara entrada no Distrito Federal (DF), região que tem o maior dólar food por cabeça no Brasil.

Seguindo na contramão do mercado mundial, que tem retraído o volume de investimentos em função da crise financeira internacional, o Grupo Bonaparte está ampliando os seus aportes de recursos destinados à expansão de seus negócios. No primeiro trimestre de 2009, a rede do setor de food service irá lançar uma nova cadeia de restaurantes nos Estados Unidos e ampliará suas operações no Brasil, que hoje conta com 52 unidades, em 22 novos restaurantes. “A internacionalização das nossas operações é uma opção estratégica. No fundo acreditamos que esta crise até venha a nos ajudar de alguma forma. No Brasil um de nossos focos está mercado do Distrito Federal, onde se registra o maior dólar food do País”, diz o presidente do grupo, Leonardo Lamartine.

De acordo com o executivo, a ida da rede para os Estados Unidos está atrelada ao potencial representado pelo segmento de alimentação batizado de fast casual. “É uma espécie de serviço intermediário entre o tradicional restaurante à la carte e o self service ou mesmo a junk food. Com a crise financeira internacional acreditamos que haja uma migração do consumidor, que hoje freqüenta os restaurantes mais tradicionais e caros, para o fast casual”, observa o empresário. A bandeira internacional, batizada de Bossa Grill, receberá investimentos da ordem de US$ 1 milhão para implantar duas lojas na cidade de Wichita (KS).

O modelo fast casual adotado pelo Bossa Grill difere dos restaurantes tradicionais uma vez que o cliente faz a sua solicitação diretamente no caixa e recebe sua refeição à mesa, através de um garçom. Segundo Lamartine, o sistema fast casual vem ampliando sua participação no setor de food service (alimentação fora do lar) junto à preferência do consumidor americano. O ticket médio deste sistema gira entre US$ 8,50 e US$ 10,00. Nos Estados Unidos, o percentual médio da renda per capta gasto com alimentação fora de casa chega a mais de 45%.

Mercado interno - As perspectivas do Grupo Bonaparte também são positivas quando o assunto é o mercado interno. O setor de alimentação fora do lar gera mais de seis milhões de empregos e, segundo a Abrasel, o faturamento equivalente a 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Os estabelecimentos do gênero somam quase um milhão de empresas e esse mercado apresentou no último triênio números três vezes maiores que o PIB. “E ainda tem muito espaço para crescer. Em 2007, o setor de alimentação fora do lar no Brasil registrou um aumento real de 13% O mercado brasileiro atual junto ao setor de food service agora que chegou ao patamar do que era o mercado dos Estados Unidos em 1955, demonstrando que ainda existem oportunidades por todo o País”, observa Lamartine.

Uma das maiores apostas da rede em nível interno está junto ao mercado do Distrito Federal. Ali, o dólar food – gasto com alimentação fora do lar – chega a 38% da renda per capta. Apenas para comparar, em Pernambuco, estado conhecido como o terceiro pólo gastronômico nacional, este índice é de apenas 18%. Já a média nacional é de 26% . Para o próximo ano, a Capital Federal irá receber quatro novas operações do Grupo Bonaparte que deverão responder por 13% do faturamento previsto para 2009. O Bonaparte deverá fechar o ano de 2008 com um faturamento de cerca de R$ 68,4 milhões. Para o próximo exercício, a empresa projeta um crescimento de 36% sobre o valor apontado em 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira