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13/03/2007 - 08:01

Fademac traça planos para crescer ainda mais em 2007

Conquista de novos mercados, lançamento de produtos e investimento em canais de relacionamento são algumas das estratégias para superar a expansão registrada no último ano.

A Fademac, empresa multinacional pertencente ao grupo belga Etex e líder nacional na fabricação de pisos vinílicos, registrou em 2006 um crescimento de 10% no faturamento em relação ao ano anterior. Esse crescimento, segundo Venceslau Stankus, diretor comercial da Fademac, deve-se a expressiva expansão no mercado de atuação e ao fortalecimento da política de atendimento por Canal de Vendas, que prioriza as necessidades individuais de cada segmento.

Segundo Stankus, os resultados obtidos em 2006 aconteceram graças aos esforços da empresa em atender, cada vez melhor, o mercado e principalmente por conta dos investimentos internos, em relação ao maquinário, equipe e capacidade de produção.

E 2007 promete ser um ano ainda mais significativo para a Fademac. Segundo Bianca Tognollo, supervisora de marketing, estão sendo planejados diversos lançamentos e haverá uma revisão geral do atual portifólio da empresa. “Além dessas mudanças, a empresa sente a necessidade de modernizar a cartela de cores dos pisos, seguindo as principais tendências”, ressalta a executiva.

Oportunidade aliada à diversidade - A fábrica instalada em Jacareí, interior de São Paulo, com 120 mil m2, produz diversas linhas de produtos, entre elas, os consagrados Paviflex e Decorflex – para áreas residenciais e comerciais leves; e o Absolute – para áreas de tráfego pesado, como hospitais, escolas e serviços. A empresa também fabrica pisos agulhados para escritórios, estandes de exposições, feiras e eventos. Hoje, a Fademac exporta cerca de 10% do total comercializado para países da América Latina e África. Cerca de 10% do faturamento da empresa é proveniente dessa atuação no exterior.

“A chegada da Fademac ao Brasil coincidiu com a construção de Brasília. O Paviflex, carro-chefe do investimento, era ainda novidade na Europa e foi rapidamente absorvido por grande parte dos edifícios públicos da nova capital”, relembra o diretor presidente, Nils Bonde. Simultaneamente, o Paviflex tornou-se tendência no segmento residencial. “Eram poucas as opções em revestimento de piso, restritas à madeira, pedras e cerâmica – indústria ainda pouco desenvolvida naquele momento”, lembra o diretor. A partir dos anos 80, o material passou a revestir áreas de edifícios comerciais e institucionais, como aeroportos e escolas. O segmento de saúde representa importante demanda para os produtos da Fademac. “É, inclusive, orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que os hospitais adotem pisos vinílicos em mantas soldadas, o único que garante assepsia nesses ambientes. Para atender o mercado, nacionalizamos os pisos Absolute e Pavifloor”, comenta Nils.

Presença no mercado brasileiro - Mais de 1000 revendas comercializam os produtos Fademac em todo o país. O segmento residencial responde por, aproximadamente, 15% do consumo, enquanto que o comercial se divide em 85% especificados por arquitetos para grandes áreas e, adquiridos diretamente pelo consumidor final para negócios de pequeno porte, como lojas, farmácias e padarias.

Empresa socialmente responsável - Antes que o tema responsabilidade social se tornasse recorrente no cenário empresarial, a Fademac já se preocupava com a sustentabilidade e com a qualidade de vida da comunidade. Dentre as políticas adotadas pela empresa estão a produção de soluções que não agridam ou poluam o meio ambiente, além do uso consciente dos recursos naturais.

Por conta desse histórico, a Fademac conquistou em dezembro de 2006 a certificação ISO 14001 após passar por um longo processo de auditoria e comprovação de todas as exigências legais solicitadas. A fábrica, situada na cidade de Jacareí (SP), não oferece nenhum risco ambiental. “Não existe qualquer emissão de poluentes tóxicos na produção de pisos vinílicos e carpetes agulhados. Praticamente todos os resíduos são reciclados”, afirma o diretor industrial Walter Gonçalves.

Todos os novos investimentos realizados na fábrica passam antes por uma rigorosa avaliação interna de impacto ambiental. São investimentos contínuos na fabricação, com as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado global. “Independente do processo de certificação, o próprio grupo Etex, do qual a Fademac faz parte, tem como política auditar todas as empresas periodicamente em relação aos objetivos e às metas ambientais corporativas”, completa o diretor industrial.

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